Pecuarista aposta no comércio de carne e queijos de búfalos em MS

“Leite de búfala é mais rico em proteína e gorduras boas", diz pecuarista. Animais são criados em fazenda no município de Bandeirantes.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O pecuarista André Caleffi apostou em uma produção especial na fazenda em Bandeirantes, a 71 km de Campo Grande, o comércio de carne de búfalos precoces e queijos feitos com o leite das búfalas. São produtos diferenciados com valor agregado e que já está conquistando consumidores.

Ao contrário dos bovinos, a produção de leite das búfalas se concentra no outono e inverno. Nesse período a fazenda chega a ter até 120 fêmeas em lactação e uma produção de até mil litros de leite por dia. E é nesse período de entressafra do leite bovino, que o preço do produto costuma ficar mais alto, e os bubalinos podem ser uma opção para quem quer aproveitar essa oportunidade do mercado. Além disso, o leite de búfala possui propriedades especiais.

“O leite de búfala é um leite muito mais rico em proteína, minerais totais, cálcio, gordura, gorduras boas, ácido anticancerígeno e com isso ele oferece um produto de melhor qualidade mais rico e me dá uma renda melhor», disse Caleffi.

Pensando em agregar ainda mais valor ao leite, que há 14 anos o produtor e sua família resolveram investir na produção de queijos especiais. Todo o leite retirado vai para um pequeno laticínio que funciona na propriedade.

São fabricados cinco tipos de queijo de forma artesanal. Por ser mais rico em gordura e minerais, o leite de búfala rende mais na hora da fabricação de derivados. Depois de prontos os queijos são colocados em uma câmara fria e a temperatura é abaixo de zero. Eles ficam de três a cinco dias nesse processo de secagem e, por fim, são embalados e enviados para todo o estado. Por dia são produzidos 150 quilos de queijo.

Os queijos são mais caros se comparados aos de leite bovino e podem custar até o dobro. Mas esse tipo de produto tem mercado garantido e Caleffi já pensa em aumentar a variedade de produtos oferecidos.

«Ele é mais caro que de vaca porém a qualidade nutricional e de paladar são diferenciados e o consumidor está notando isso. Tanto de qualidade quanto do produto. Tem um sabor mais leve e quando você usa em outros tipos de prato ele realça o sabor”, comentou o pecuarista.

Além disso, a produção de carne também é um projeto já consolidado. Hoje 300 cabeças são abatidas por ano. Machos criados a pasto e terminados em confinamento, animais que se destacam pela precocidade.

“Para produção de carnes eles [animais] são muito bons e ganham peso muito rápido. Eles estão com 12 a 14 meses e daqui uns 4 meses, a partir dos 450 kg, a gente já manda para o abate’, explicou.

Para agregar ainda mais valor ao produto Caleffi está fazendo a comercialização especializada da carne. O produto que sai da fazenda é vendido em um mercado em Campo Grande. São 1.300 kg de carne por semana. O búfalo tem espaço garantido e já representa 40% do total de carne vermelha vendida no açougue.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2015/07/pecuarista-aposta-no-comercio-de-carne-e-queijos-de-bufalos-em-ms.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas