PCP diz que sector do leite está a viver situação de desastre

O PCP alertou nesta segunda-feira para “a situação de desastre” em que se encontra o sector do leite e dos lacticínios, após o fim do regime de quotas leiteiras, o qual tem conduzido ao encerramento de explorações.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O PCP alertou nesta segunda-feira para “a situação de desastre” em que se encontra o sector do leite e dos lacticínios, após o fim do regime de quotas leiteiras, o qual tem conduzido ao encerramento de explorações.

“À semelhança do que acontece em vários países da União Europeia, [o sector do leite e dos lacticínios em Portugal] atravessa um momento de grandes dificuldades em consequência dos acordos desastrosos que levaram à liquidação, a partir de 1 de Abril deste ano, do sistema das quotas leiteiras”, declarou em Lisboa João Frazão, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.

O partido recordou que o sistema de quotas leiteiras assegurava “o direito a cada Estado-membro de produzir até um determinado nível quantitativo – a quota leiteira nacional – e, também, o direito a produzir, dentro de uma quota pré-estabelecida, para cada produtor individual. Em 2014 Portugal dispôs de uma quota de leite ligeiramente superior a dois milhões de toneladas/ano”.

O PCP contabiliza actualmente seis mil produtores de um universo que chegou a ser de 70 mil e refere que este ano já encerraram 250 explorações.

«Se isto assim continuar, em breve não restará nem metade e Portugal vai ficar deficitário também em leite e lacticínios», afirmou.

Para João Frazão, o fim das quotas provocou “um verdadeiro desastre para o sector e para a produção leiteira nacional”.

http://www.publico.pt/economia/noticia/pcp-diz-que-sector-do-leite-esta-a-viver-situacao-de-desastre-1704621

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas