# PAP 2013/2014 trará benefí­cios para a pecuária de leite no paí­s

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Plano Agrí­cola e Pecuário (PAP), para o biíªnio 2013/2014, um dos mais bem elaborados dos últimos cinco anos, segundo o presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, trará efeitos positivos para a atividade leiteira e vai ajudar no aumento da produtividade do segmento.

Uma das medidas que vai beneficiar o setor está no Programa de Incentivo í  Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (INOVAGRO). Este programa criou uma linha de especial de crédito, com juros de 3,5% ao ano e prazo de dez anos para pagamento, com tríªs anos de caríªncia,  que ajudará na modernização da atividade leiteira no paí­s.

Estas questões foram tratadas na última reunião da Cí¢mara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nesta quinta-feira (8/8), em Brasí­lia. Rodrigo Alvim disse que  o encontro serviu também para “um amplo debate sobre as medidas a serem adotadas pelo governo  no combate í  fraude no leite”.

Ele informou que foi criado um Grupo de Trabalho, com a participação de representantes da indústria do leite, da CNA e do Governo, com o objetivo de definir medidas eficazes no combate a eventuais fraudes que possam comprometer a qualidade do leite.

O grupo vai analisar questões relacionadas ao transporte do produto, além de buscar a harmonização da legislação especí­fica e avaliar métodos de análises feitas em laboratórios.

Caminhões isotérmicos – Outro tema discutido, segundo explicou Alvim, foi o sistema de funcionamento dos chamados “caminhões isotérmicos”, utilizados no transporte do leite cru. Esta avaliação será feita com base num estudo técnico especí­fico com o objetivo de aumentar a eficiíªncia desse setor.

Na reunião, foram debatidos, ainda, aspectos relacionados com a normatização da ordenha mecí¢nica. O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) baixou portaria regulamentando o sistema, mas adotou um modelo semelhante ao exigido para os aparelhos  eletrodomésticos, deixando de incluir aspectos especí­ficos da atividade leiteira.

Segundo Alvim, o MAPA encaminhará documento ao Inmetro pedindo a reformulação da portaria, adequando-a aos interesses e demandas especí­ficas da produção de leite no paí­s.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1411/1419
www.canaldoprodutor.com.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas