#Paí­ses com alto consumo de leite ganham mais príªmios Nobel, diz estudo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Estudo comparou consumo per capita de leite e derivados do leite com número de vencedores da premiação cientí­fica de diversos paí­ses
Leite e biscoito de chocolate: lanche perfeito para quem quer conquistar o Nobel
Nações que consomem muito leite e derivados do leite tendem a ter mais príªmios Nobel na população, concluiram cientistas brití¢nicos em um artigo, publicado nesta segunda-feira (14) no periódico cientí­fico Practical Neurology.

A relação entre nutrição e produção cientí­fica já foi objeto de estudo de uma pesquisa publicada no ano passado, que mostrava uma forte associação entre nutri paí­ses com alto consumo de chocolate e o número de laureados. O estudo especulava que os flavonoides contidos no chocolate poderiam estar por trás destes resultados.

Leia mais: Estudo afirma que paí­s que consome mais chocolate ganha mais Príªmios Nobel

Como o chocolate costuma conter leite, os pesquisadores do Gloucester Royal Hospital, da Inglaterra, resolver analisar dados de 2007 sobre o consumo per capita de leite em 22 paí­ses para descobrir se o consumo apenas do leite explicaria os resultados do estudo anterior.

Conheça a história do príªmio Nobel

A Suécia é o paí­s com maior numero de laureados – 33 ao todo – e população de 10 milhões de pessoas. No paí­s, o consumo per capita de leite e de derivados do leite é de 350 quilos por ano. Já a Suí­ça tem consumo de 300 kg por ano e 32 laureados.

No fim da tabela, está a China com o menor número de premiados em relação í  população e também o menor consumo per capita de leite, cerca de 25 quilos por ano.

Chocolate quente
O ponto fora da curva parece ser a Finlí¢ndia, que consome 350 quilos por ano e não está bem colocado na lista de paí­ses com maior número de vencedores do Nobel.

No entanto há um argumento biológico plausí­vel para explicar a relação entre consumo de leite e número de príªmios Nobel: o leite é rico em vitamina D, que está associadoí  melhoria das capacidades cognitivas.

Leia mais:
Chiníªs Mo Yan ganha Nobel de Literatura 2012
Nobel de Quí­mica 2012 vai para estudos sobre receptores de célula
Nobel de Fí­sica 2012 vai para estudos de controle de partí­culas quí¢nticas
Nobel de Medicina 2012 vai para a descoberta de reprogramação de células

“Portanto, para melhorar as chances de vencer o príªmio Nobel vocíª deveria não só comer mais chocolate e beber mais leite, ou usar da sinergia do chocolate quente”, afirmaram os autores do estudo que destacaram ter conflitos de interesse, que incluem a tendíªncia de tomar leite com cereal e café, e comer chocolate em qualquer oportunidade.

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-01-14/paises-com-alto-consumo-de-leite-ganham-mais-premios-nobel-diz-estudo.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas