#Paí­s apresenta défice na produção de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Luanda – Angola gasta anualmente mais de 150 milhões de dólares norte-americanos na importação de leite, afirmou hoje, em Luanda, o assessor do ministro da economia, Licí­nio Contreiras.

Ao falar em conferíªncia de imprensa sobre o lançamento do programa leiteiro em Angola, Licí­nio Contreiras afirmou que o paí­s consome anualmente cerca de 180 milhões de litros de leite/ano, tem uma produção quase virada í  transformação do leite em pó em pasteurizado, e muito pouca produção das vacas leiteiras.

» A nossa situação é desfavorável em relação a outros paí­ses. A nossa produção de leite só satisfaz 5 porcento das necessidades. O consumo médio por pessoa é de 2,7 porcento/ano. O paí­s tem condições para produzir», referiu Licí­nio Contreiras.

Em relação ao programa apresentado, o economista informou que o Ministério da Economia tem preparadas linhas dedicadas ao financiamento, com bonificação na taxa de juros e com garantia de crédito para apoiar os empresários nacionais.

Em virtude da maior parte dos empresários apresentar ainda dificuldades na obtenção de crédito, referiu, o Estado criou um fundo de garantia, já aprovado, num valor em kwanzas equivalente de 200 milhões de dólares, que servirá como contrapartida para o Executivo em nome destes, prestar garantias aos bancos.

O Estado vai cobrir até 70 porcento de garantia de risco de cada um dos créditos solicitados.

Quanto í  linha com juros bonificados, disse, o Estado criou o fundo de bonificação í  taxa de juro, onde este, vai cobrir igualmente até 70 por cento do ní­vel de juros em nome do empresário. Quer dizer que quando o banco comercial cobrar os juros ao empresário, este, só vai pagar 30 porcento, sendo a diferença assumida pelo Estado.

«São estes os instrumentos que o Executivo preparou e colocou í  disposição dos empresários.» disse o economista.

Em relação ao volume de créditos existente, adiantou que, com essas duas linhas, se poderá angariar, ainda este ano, cerca de tríªs mil milhões dólares norte-americandos de crédito, para conceder í  economia, aos sectores prioritários e as empresas detidas maioritariamente por nacionais.

Segundo Licí­nio Contreiras, os empresários interessados em investir no sector leiteiro, ao abrigo do programa Angola Investe, devem ter as empresas constituí­das e estarem certificadas junto do Inapem.

«Ninguém pode ficar de fora por não ter dinheiro para investir num estudo de viabilidade. O inapme está preparado para fazer esta consultoria aos empresários. Na perspectiva do Ministério da Economia estamos a espera de ter 9 mil empresas apoiadas e ajudadas até ao fim de 2015».

Pretendemos também atingir alguma metas, quer em termos de emprego, redução das importações e no fomento da exportações.

Um dólar norte americano equivale a 95, 598 kwanzas.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/economia/2012/6/27/Pais-apresenta-defice-producao-leite,727efb1c-b872-4210-a9f6-fd28696fa84b.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas