Pagamento de produtores de leite terá de esperar

A decisão da Justiça de aceitar o pedido de recuperação judicial da Laticínios Mondaí, com sede em Santa Catarina, tem impacto direto sobre produtores de leite do Rio Grande do Sul. É que, com a medida, ações de cobrança são suspensas por 180 dias.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

No ano passado, cansados de esperar pelo pagamento atrasado por produto entregue, 145 produtores – dos quais 60 gaúchos – entraram com ação, via Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), contra a empresa. Somado, o valor a ser pago pela indústria chega a R$ 475 mil – R$ 144,51 mil dos quais devidos para agricultores do estado.

«Como os bens da empresa tinham sido bloqueados, a expectativa era de que haveria uma negociação. Avaliamos a decisão da recuperação como um retrocesso», diz Cleonice Back, coordenadora da Fetraf-RS.

Advogado da federação, Geferson Luís Chetsco explica que agora o processo toma um caminho diferente. A partir da publicação da decisão judicial, abre-se prazo de 60 dias para a empresa apresentar o plano de recuperação. Esse planejamento é depois submetido à avaliação dos credores. Pode ser aceito, ganhar emendas ou ser recusado.

Na prática, esse trâmite legal significa mais tempo de espera para os produtores.

«Os únicos que conseguiram negociar alguma coisa de pagamento foram produtores da LBR (também em recuperação)», acrescenta Cleonice.

Outras duas indústrias que tinham pagamentos a fazer, Promilk e Santa Rita, estão, respectivamente, em recuperação judicial e com a falência decretada.

O único alento no momento vem da recuperação dos preços pagos ao produtor, que acumularam sucessivas quedas em 2014. Mais do que nunca, a discussão sobre produção e mercado ganha força e deve pautar os debates dos próximos eventos do setor.

Fonte: Jornal Zero Hora.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas