Os produtores devem ter rendimentos que cubram seus custos

Os produtores devem ter o direito de conseguir receitas realistas, que cubram seus custos de produção, para apoiar um setor lácteo capaz de enfrentar um aumento da demanda global, que as estimativas fixam em 2,1% anual, disse o presidente do grupo “Leite” da organização europeia, Copa-Cogeca, Mansel Raymond.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

“Em curto prazo, deveria ser compensada a pressão no mercado – provocada pela perda do principal importador da União Europeia (UE) para os produtos lácteos: a Rússia (esse mercado representa 13% em termos de volume e 13,4% em termos de valor); bem como a redução nas compras por parte da China”. “O preço pago aos produtores pelo leite com intervenção pública cobre apenas 60% dos custos de produção e puxa os preços para baixo. Deve, portanto, ser atualizado para levar em consideração as realidades do mercado e evitar que esse entre em colapso”, disse Raymond.

“Também precisamos de ajuda para encontrar novas saídas no mercado para nossos produtos, suprimir os obstáculos artificiais ao comércio e que se reforcem as ajudas à promoção das exportações”.

“As previsões apontam para um aumento da demanda global de produtos lácteos a médio prazo, de 2,1% ao ano até 2024, e devemos estar à altura para aproveitar essas oportunidades de mercado. Deve fomentar-se o desenvolvimento dos mercados futuros para subtrair a volatilidade do mercado e ajudar os agricultores em sua gestão de risco. Com relação a isso, o apoio das instituições da União Europeia (UE) é de uma importância crucial. Deve-se incentivar as cooperativas lácteas para que ajudem os produtores a gerenciar melhor seus riscos e conseguir melhores preços pelos produtos. São necessárias a maior transparência e a abertura da cadeia de abastecimento alimentar, o que se pode conseguir mediante o Observatório de Mercado de Leite da EU, recém criado, que proporciona dados atualizados sobre o mercado de leite”.

A reportagem é do Agrodigital, traduzida e adaptada pela equipe MilkPoint.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas