Orientações e dedicação do produtor alavanca atividade #leiteira no Itaqui

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Com as técnicas do Projeto Balde Cheio – MS, produção leitera aumenta quase 30% em apenas cinco dias.

 

A prefeitura de São Gabriel do Oeste através da secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente em parceria com o escritório local da Agraer foi um dos pioneiros na implantação do Projeto Balde Cheio no Mato Grosso do Sul.

 

Segundo o secretário da pasta, Leo Grison, a consolidação da eficiência da metodologia desse trabalho já foi comprovada através dos resultados apresentados nos produtores que já aderiram ao projeto. Contudo, uma propriedade do Assentamento Itaqui chama atenção.

 

Após o seguir as recomendações técnicas na atividade leiteira, o produtor Geomar Rodrigues Dornelles, dono do lote número 10 do Assentamento Itaqui obteve um incremento de quase 30% na sua produção de leite após ingressar no Programa do Leite.

 

Geomar ingressou no projeto em meados de novembro de 2013, quando solicitou auxílio à secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. Após visitas à propriedades, participações em palestras e tomadas de decisões, Geomar plantou um hectare de capim Mombaça, e realizou seu piqueteamento, adubação e correção de solo, conforme recomendações técnicas.

 

Em fevereiro deste ano ele abriu o primeiro piquete para cinco de suas 10 vacas, e após cinco dias, sua produção que era de 70 litros de leite por dia, pulou para 90 litros. Apesar de pequeno, o salto de produção deixou o produtor animado para a continuidade dos trabalhos. “Já tenho meio hectare de tifton 85 plantado, e quero plantar mais um hectare de Mombaça para o restante do meu rebanho.”

 

Leo Grison afirma ainda que a ideia do Projeto Balde Cheio/MS vai além da produção de leite, pois tem o objetivo de tornar a propriedade economicamente viável, melhorando a qualidade de vida, fixando a família no campo, gerando renda e aumento da autoestima.

 

Para Rolim projetos como o Balde Cheio garantem dignidade e renda para o pequeno produtor, que tem uma grande contribuição na matriz econômica do município. “A gestão Participativa tem procurado oferecer todo o suporte necessário para manter ativa a produção da agricultura Familiar, através de parcerias como a do “Projeto Balde Cheio – MS”, levamos ao pequeno produtor o conhecimento necessário para tornar rentável a sua propriedade”. Afirmou o prefeito Rolim. (

 

fonte: idest.com.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas