#Olimpí­ada do Leite mostra resultados da melhoria genética do rebanho

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Umuarama – O municí­pio de Umuarama vem investindo recursos e tecnologia na expansão da pecuária leiteira, através de uma polí­tica de incentivo aos produtores. O número de inseminações artificiais subsidiadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem crescendo, desde 2009, com foco na melhoria da qualidade genética do rebanho para aumentar a produtividade, a fim de ampliar os ganhos do produtor e atrair o interesse de indústrias de laticí­nios.
Em 2010, o Programa de Inseminação Artificial (PIA) realizou 2.385 inseminações. No ano seguinte o número saltou para 2.503, e em 2012 chegou a 2.661. Para 2013, a expectativa é de que 2.800 vacas de raça recebam síªmen de alta linhagem genética e gerem animais de grande performance. “Os números poderiam ser bem mais expressivos se houvesse mais interesse por parte dos produtores”, segundo o secretário da Agricultura, Antonio Carlos Favaro.
O prefeito Moacir Silva tem insistido em afirmar que não basta apenas a atuação do poder público. “Precisamos de engajamento maior, de programas que atraiam os produtores para essa atividade que já se confirmou como altamente lucrativa, principalmente se transformarmos aqui mesmo o produto in natura em todos os derivados do leite”, comentou.
Tomando por base a fazenda experimental da Universidade Paranaense (Unipar), que engorda 32 cabeças de gado por hectare (mais de 70 por alqueire), o prefeito mostra como a pecuária ainda precisa evoluir muito em Umuarama. “A média em nossa região é de pouco mais de duas cabeças por hectare. Com investimento em tecnologia e planejamento é possí­vel aumentar em mais de 10 vezes a produtividade da nossa pecuária e essa é a nossa meta”, comparou.
TORNEIO LEITEIRO
Onze pecuaristas de Umuarama estão expondo cerca de 80 animais das raças jersey, holandesa, gir, girolando e jersolanda, na 39ª Expo-Umuarama, entre novilhas, bezerros, touros e vacas. Eles podem ser vistos em um barracão exclusivo, no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, e comprovam na prática os resultados do investimento na melhoria genética do rebanho. Quatro vacas do municí­pio também estão entre os animais inscritos para o Torneio Leiteiro da 10ª Olimpí­ada do Leite, que teve a ordenha de esgota no final da tarde de segunda, 11.
Entre ontem e a próxima sexta-feira, as vacas passarão por tríªs ordenhas diárias (í s 5h, 13h e í s 21h), definindo-se a campeã pela produtividade média. O Torneio Leiteiro reúne 38 vacas de produtores de 13 municí­pios de todo o Estado e a expectativa é que a campeã alcance produtividade na casa dos 80 kg, segundo o coordenador da olimpí­ada, Sid Clay Gabarrão. A campeã do ano passado, a vaca Zangada (da raça girolando), de um pecuarista de Iporã, atingiu média de 67 kg (66 litros diários).
http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=Olimp%C3%ADada%20do%20Leite%20mostra%20resultados%20da%20melhoria%20gen%C3%A9tica%20do%20rebanho%20&NotID=38451

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas