#Novos secretários se comprometem com regularização de fábrica de laticí­nios em Leverger

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Sinterp – Sindicato dos servidores da Empaer, através do seu presidente, o sindicalista Gilmar Brunetto, continua apoiando iniciativas que levem ao fortalecimento da agricultura familiar e das atividades dos pequenos agricultores de Mato Grosso.

Dentro deste esforço, o Sinterp conseguiu motivar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (Sedraf), a Empaer e a Prefeitura Municipal para atuarem como parceiros do Sindicato no esforço de regularização da Fabrica de Laticí­nios Rebeca, que funciona na localidade de Varginha, no municipio de Santo Antí´nio do Leverger.

Fundada pela casal de biólogos cubanos Carlos Magarino e Rebeca Rondon e contanto com uma quadro de seis funcionários, a pequena agroindústria já produz 200 quilos de queijo coalho por dia e só depende de receber o selo de inspeção sanitária para poder ampliar a sua produção e a comercialização de seus produtos.

O projeto entusiasmou o novo secretário de Agricultura, Meraldo Figueiredo e o presidente da Empaer, Valdizete Nogueira. Eles se comprometeram a atuar, junto ao Governo do Estado e ao Banco do Brasil, no sentido de quebrar as barreiras burocráticas que vem embaraçando a expansão da Laticí­nios Rebeca e de sua produção.

«Esta fábrica é só um exemplo das diversas atividades que se desenvolvem em nosso Estado, de forma í s vezes muito precária, porque falta uma polí­tica de efetivo apoio ao pequeno produtor rural» – diagnostica Gilmar Brunetto – «Tenho certeza de que, com uma atuação articulada entre a Sedraf, a Empaer e a Prefeitura, poderemos garantir um forte incremento ecí´nomico no setor rural de Santo Antí´nio – e esta situação pode ser desdobrada em outros municipios e em outras regiões do Estado. O que tem faltado é a vontade polí­tica de priorizar essas atividades. Espero que o secretário Meraldo e o presidente Valdizete consigam acabar com este marasmo.»

Para a fabricação de 200 quilos de queijo por dia a Rebeca consome 2 mil litros de leite, adquiridos de pequenos produtores da região da Varginha. A proposta do empresário Carlos Magarino é ampliar a produção para mil quilos de queijos por dia, com a compra de 10 mil litros de leite. «í‰ fácil imaginar o impacto que terá uma expansão deste tipo. A fábrica poderá colocar seus produtos í  venda em todas as redes de supermercado de Mato Grosso, contribuindo para a formação de uma bacia leiteira na região de Santo Antonio. Esse é o futuro para o qual queremos contribuir, no médio prazo», informa Gilmar Brunetto.

Em sua passagem por Leverger, o secretário Meraldo Figueiredo e o presidente da Empaer, Valdizete Nogueira também visitaram a Chácara das Flores, que atua como uma das fornecedores do leite industrializado pelos laticí­nios Rebeca.

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=416603

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas