#Novos obstáculos ao empreendedor brasileiro: a volta da inflação e o aumento de salários

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Empreender no Brasil é sempre um grande desafio. Com um mercado diní¢mico e a possibilidade de haver uma onda inflacionária, junto ao aumento de salários da mão de obra e a grande rotatividade de pessoas dentro das empresas, torna o dia a dia dos empresários brasileiros mais desafiador

O povo brasileiro é reconhecido no mundo inteiro como um dos mais empreendedores. O “jeitinho brasileiro” somado a criatividade e a necessidade do sustento próprio com a possibilidade de bons ganhos no médio e longo prazo, faz com que milhares de pessoas sonhem e concretizem o seu próprio negócio.

Muitas empresas são criadas diariamente no Paí­s, sejam elas informais, de pequeno ou médio porte ou até mesmo grandes corporações envolvendo muito capital. Este movimento é muito importante para a nossa economia, pois o fato de empregar pessoas é uma das atividades mais saudáveis para o desenvolvimento de uma sociedade.

Porém, o empreendedor brasileiro já nasce como um herói. A adversidade já aparece antes mesmo do negócio nascer. O tempo tomado para a abertura de empresas no paí­s é muito alto devido í  extensa burocracia da nossa atual legislação. Caso o negócio exija a contratação de funcionários, aparece então mais um desafio ao empreendedor: achar mão de obra qualificada em uma economia de pleno emprego com alto í­ndice de rotatividade.

O pleno emprego é muito bom para nossa economia, mas o seu efeito negativo é o famoso “pipocar” dos novos trabalhadores. São comuns os casos em que vezes, funcionários mudam de emprego por uma pequena quantia superior em seus salários e não dão a chance de construir uma carreira sólida na empresa que recém iniciaram. Neste caso o empreendedor perde muito tempo e recursos com uma alta disponibilidade de horas de treinamento em suas empresas.

O mercado segue em constante transformação, o que é muito positivo para o ambiente produtivo dos negócios. Novas ideias, cenários e tendíªncias compõem um clima muito fértil para o surgimento de novos produtos e serviços. Agora, quando estas transformações acontecem em função de uma má gestão do estado com atitudes polí­ticas mal pensadas, isso é muito ruim. Uma situação péssima para nós empreendedores é a volta da inflação.

Medidas que o governo tomou como valorização da moeda tornando o dólar mais caro, aumento dos gastos públicos, estí­mulo demasiado ao crédito e uma redução acentuada da Selic estimularam bastante o aumento dos í­ndices de inflação, que estão na casa dos 6% nos últimos 12 meses. O aumento dos preços é muito visí­vel no nosso dia a dia. Para quem vai ao supermercado mensalmente é ní­tida esta evolução dos preços, seja no aumento do leite, do pão, material de limpeza e de produtos importados. O fato é que este aumento reflete em toda cadeia produtiva.

Para novos empreendedores este é um cenário novo. Precificar seus serviços e produtos já é uma tarefa árdua. Agora, corrigir seus valores perante aos novos clientes, tendo entrado recentemente no mercado, isso sim exige uma habilidade empresarial nata, e poucos conseguem fazer isso com grande proeza.

Em meio a um ambiente desafiador em que o novo empreendedor brasileiro vive, tríªs caracterí­sticas são fundamentais para ter sucesso em frente a este cenário: ter disciplina estratégica, bom raciocí­nio matemático e uma boa gestão de pessoas. Falar eu sei que é fácil, mas se na prática conseguirmos tocar nossas empresas com estes lemas em mentes, teremos boas chances de perdurarmos com nossas empresas, mesmo com cenários adversos e com constantes mudanças.
http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/novos-obstaculos-ao-empreendedor-brasileiro-a-volta-da-inflacao-e-o-aumento-de-salarios/69023/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas