Noite de queijos e vinhos encerra Ciclo de Palestras do Gado Leiteiro

Chef de cozinha basco compartilhou conhecimentos sobre harmonização de queijos e vinhos produzidos em Sant’Ana do Livramento e Região da Campanha
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Após três dias de uma intensa agenda de atividades voltadas para pecuária de leite e aprendizagens sobre o meio rural, o 1º Ciclo de Palestras do Gado Leiteiro encerrou no sábado (21) com uma oficina sobre ‘Harmonização de Queijos e Vinhos’, ministrada pelo chef de cozinha basco Haritz Aranburu e pelo engenheiro agrônomo e viticultor, Cláudio Damboriarena Escosteguy.

Com cerca de 60 pessoas presentes, o intuito foi de proporcionar uma experiência envolvendo sabores e conhecimento no Centro de Eventos do Parque da Rural, o momento foi pensado também como uma oportunidade de valorizar os produtos locais. “A harmonização de vinhos com alimentos é uma técnica utilizada para que as virtudes de um sejam ressaltadas pelo sabor de outro, sem que suas qualidades gustativas e olfativas sejam sobrepostas ou anuladas”, ressalta Cláudio Damboriarena Escosteguy.

O chef de cozinha Haritz Aranburu, natural da cidade de San Sebastián (comunidade País Basco, na Espanha) e radicado há cinco anos na capital gaúcha, ministrou uma pequena aula que combinou uma degustação com os queijos das agroindústrias santanenses e vinhos produzidos na Região da Campanha, como Alma Baska e Vinhetica.

Para o evento foram realizadas três tipos de harmonizações provenientes da Escola Italiana, uma das principais escolas que dita a escolha de sabores e defende que cada prato, de acordo com as suas características, deve ser harmonizado com um vinho de características tais que a sua combinação final seja agradável e onde haja valorização mútua, sem sobreposição. De acordo com o chef Haritz, esses tipos de harmonizações podem ser classificadas como: por contraposição e concordância (gordura x acidez, vinhos licorosos x alimentos picantes), por tradição (comida e vinho de determinada região) e por afinidade (peso, aromas).

Haritz preparou na frente do público uma sobremesa típica basca em que uma espécie de iogurte é um dos personagens principais, a Eusko Kutixi, que também foi servida durante a degustação. O prato, que tem como base o iogurte de ovelha, também leva pão-de-ló, compota de maçã, chantilly, nozes e mel.

Este 1º Ciclo de Palestras do Gado Leiteiro evidenciou, nos dias 19, 20 e 21 deste mês, o aprimoramento técnico deste setor que tanto contribui para a economia santanense e contou com a presença expressiva de diversos produtores de leite, comunidade acadêmica e profissionais do setor rural.

TEXTO: Agência Megafone – Assessoria de Comunicação da Associação e Sindicato Rural

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas