#Nestlé debate segurança alimentar durante a Rio+20

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Eventos satélites í  Conferíªncia das Nações Unidas trouxeram í  discussão a produção subsidiada de biocombustí­veis e seu impacto í  segurança alimentar do planeta.

Rio de Janeiro– Executivos da Nestlé participaram ativamente de importantes discussões em torno do desenvolvimento sustentável do planeta em eventos satélites í  Conferíªncia Rio+20, debatendo temas como segurança alimentar e agricultura sustentável; água; biocombustí­veis e a erradicação da pobreza por meio de negócios inclusivos. O Chairman da Nestlé S.A., Peter Brabeck-Letmathe apresentou no dia 19 de junho (terça-feira), com exclusividade, o relatório State of Play on Biofuel Subsidies: Are policies ready to shift?, elaborado pelo International Institute for Sustainable Development (IISD) e chancelado pela Nestlé, que mostra um completo e atual panorama sobre a produção subsidiada de biocombustí­veis ao redor do mundo e suas consequíªncias para a segurança alimentar mundial, ou seja, o acesso da população a alimentos básicos e de qualidade.

Brabeck-Letmathe destacou durante a apresentação do estudo como essa atividade pode afetar o mercado de alimentos, elevar seus preços e comprometer a segurança alimentar para as gerações futuras, e ainda suscitou a reflexão sobre a necessidade de mais estudos em torno do impacto que a produção dos biocombustí­veis terão no agronegócio.

O vice-presidente de Operações da Nestlé S.A., José Lopez, acompanhou as sessões de debate sobre segurança alimentar e agricultura sustentável e palestrou na cerimí´nia de encerramento da conferíªncia da ONU apresentando os pontos de atenção nesta temática. O executivo destacou que 50% do aumento da produção de alimentos no futuro terá origem nos mais de 500 milhões de pequenos produtores rurais e que compreender suas necessidades e satisfazíª-las é fundamental se quisermos garantir o acesso das pessoas aos alimentos básicos. “A colaboração precisa ser fortalecida através dos negócios, governos, ONGs e institutos financeiros. Nós precisamos aprender uns com os outros e quebrar os silos”, afirmou Lopez. E, por fim, pediu transparíªncia e rastreabilidade nos subsí­dios para a produção de biocombustí­veis para que a sociedade possa compreender suas consequíªncias e enfrentar a questão da segurança alimentar.

Em negócios voltados í  base da pirí¢mide, o Brasil apresentou o modelo porta a porta implementado em todo o paí­s e que vem proporcionando inclusão social nas comunidades periféricas. José Neto, gerente executivo de Vendas da Nestlé Brasil, foi um dos painelistas na discussão ‘A Framework for Action: Impact – Investing & Social Investing & Social Entrepreneurship’ e falou sobre o projeto que é alinhado ao conceito de Criação de Valor Compartilhado (CSV), adotado globalmente pela Nestlé, enfatizando o treinamento com foco em Nutrição oferecido í s revendedoras, que hoje somam mais de dez mil.
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=207229

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas