#Municí­pios unem-se para reativar laticí­nio no oeste do estado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Sete prefeituras que compõem o Consórcio Cidersop, integrado pelos municí­pios de Diamante do Oeste, Vera Cruz do Oeste, São Pedro do Iguaçu, São José das Palmeiras, Ramilí¢ndia, Ouro Verde do Oeste e Matelí¢ndia estão dispostas a reativar uma estrutura que há tríªs anos está fechada: um laticí­nio público localizado no interior de Diamante do Oeste, na Rodovia Coluna Prestes (PR-488), saí­da para Vera Cruz do Oeste.

 

A estrutura está abandonada e precisa de reformas urgentes para voltar a funcionar.

O investimento se faz necessário e é urgente, segundo o prefeito de Diamante, Renato Pereira, já que mais de 300 produtores rurais das redondezas estão enfrentando dificuldades para escoar a produção leiteira.

Segundo ele, a iniciativa de tentar a reabertura será uma vitória principalmente para produtores de vocação familiar e que tíªm no leite a principal fonte de renda de suas propriedades.

«Seria de grande importí¢ncia que essa estrutura voltasse a funcionar por meio de uma associação ou algo semelhante. A união faz a força e com ela conseguiremos recursos para os municí­pios», relata Renato.

O consórcio está mais fortalecido desde que o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) reconheceu, de forma oficial, o Território Oeste, que envolve os municí­pios com menor IDH (índice de Desenvolvimento Humano) da região.

O prefeito de Vera Cruz do Oeste, Eldon Anschau, informa que o consórcio formado em 2009 revela algumas particularidades e, aos poucos, elas vão se apresentando.

«Cada cidade possui uma vocação. Diamante tem o leite como força principal. Vera Cruz tem a criação de galinha caipira: logo a cidade contará com um frigorí­fico especí­fico para este fim, e as demais cidades de igual forma possuem suas identidades econí´micas próprias, algumas ainda carentes de ser identificadas», considera.

Segundo Eldon, o consórcio quer fortalecer a bacia leiteira dos municí­pios.

«O laticí­nio possui todas as licenças ambientais exigidas e toda a estutura necessária para funcionar. O objetivo é que, ao voltar a operar, atenda a demanda da merenda escolar dos municí­pios e aumente o lucro do pequeno produtor», destaca. Segundo ele, o leite garante margem de lucro satisfatória e gera uma garantia de pagamento regular ao produtor.

http://noticias.cbnfoz.com.br/noticias-de-foz-do-iguacu/editorial/foz-do-iguacu/16042013-20893-municipios-se-unem-para-reativar-laticinio

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas