# Municí­pio lança programa Pró-leite com objetivo de aumentar 50% da produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os produtores de leite de Umuarama conheceram na noite desta sexta-feira (19), um programa que revolucionará a rentabilidade do segmento. Criado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o Pró-Leite tem como meta inicial dobrar a produção diária das pequenas propriedades rurais do Municí­pio.
A Prefeitura disponibilizará ações diversificadas para serem trabalhadas junto ao produtor, como a modernização e estruturação das propriedades, aplicação de tecnologia na produção, aumento da qualidade do leite, assistíªncia e orientação técnica, entre outras.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Carlos Fávaro, o objetivo principal do programa é movimentar a economia do Municí­pio e trazer maior qualidade de vida para os produtores.
A meta, explica, é aumentar em 50% a produção de leite em um curto prazo. “Para que isso seja possí­vel, pensamos no programa com parcerias com diversos órgãos que também acredita no potencial deste setor em Umuarama”, aponta.
O lançamento do programa aconteceu no Centro Cultural Vera Schubert e reuniu dezenas de produtores, que demonstraram grande expectativa pela implantação do programa. “Agora que estão nos fornecendo esta oportunidade, temos que nos unir e nos engajar para que consigamos bons resultados.”, destaca o produtor de leite, Dejair Tarocco.
Aposta
A princí­pio serão atendidas 200 propriedades com até quatro módulos rurais e na qual sua renda seja obtida exclusivamente através da atividade leiteira. Para o prefeito Moacir Silva, o setor rural pode ser a base da economia do Municí­pio, isto porque, com o fortalecimento da produção, diversas indústrias poderão se instalar em Umuarama. “Estamos investindo em diversas áreas do setor rural, porque o que queremos é industrializar a cidade, neste sentido”, declara.
O programa pretende aumentar a produção de quem ordenha de 130 litros para 300 litros diários, o que totalizaria uma produção anual de 36 milhões de litros. Para que isso seja possí­vel, várias parcerias foram formadas, entre elas com a Emater, UEM, Seab, Banco do Brasil, Fetaep, Faep, IFPR, Sindicato Patronal, Sociedade Rural, Sindicato Rural e Unipar.

Home

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas