Município baiano de Jaborandi deve se tornar a terra do leite

O município baiano de Jaborandi, a 1,8 mil quilômetros de Salvador, deve se tornar muito em breve a terra do leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Após pesquisar em diversas áreas no Brasil e no exterior, o empresário holandês Kees Koolen escolheu a cidade, onde neozelandeses já fabricam o Leitíssimo, para abrigar a unidade produtiva da AgriBrasil, que deve se tornar o maior empreendimento para a produção de leite e derivados no país, com um investimento na primeira etapa de quase R$ 2 bilhões, podendo alcançar os R$ 10 bilhões em alguns anos. Filho de produtores rurais, o criador do site de viagens booking.com, tem dito às pessoas próximas que o projeto implantado na Bahia terá tecnologia de ponta e será completamente horizontalizada – da ração para as vacas ao produto final, tudo será feito em Jaborandi. Na última sexta-feira, o Inema concedeu a licença para o empreendimento, que vai ocupar uma área de 15,8 milhões de metros quadrados, dentro da Fazenda Jatobá, arrendada por Koolen junto à BrasilAgro, cuja área total na cidade é de 244 milhões de metros quadrados. É terra pra muito pasto e muito leite.

Caminho aberto
Além da licença ambiental encaminhada, AgriBrasil, que esteve em contato com o governador Rui Costa na última quinta-feira, recebeu dele a garantia em relação à construção de uma estrada de acesso com extensão de 30 quilômetros, além de apoio em relação a outros trâmites necessários. O cronograma da empresa prevê o início das obras ainda no primeiro semestre deste ano e a conclusão das obras no ano que vem. Representantes da AgriBrasil estimaram em 1,2 mil os postos de trabalho que serão gerados pela unidade em Jaborandi, de acordo com reportagem do Estado de S. Paulo no dia 12.

Menor vacância
A Bahia é o estado brasileiro que tem a menor taxa de espaços vagos em condomínios industriais, segundo a MarketBeat Industrial, feita pela consultoria imobiliária Cushman & Wakefield. Os dados do terceiro trimestre apontam que o estado tem vacância de apenas 5,9% nos 156 mil metros quadrados disponíveis, o que indica dinâmica no mercado local, segundo o diretor de representação da Cushman & Wakefield, Mario Sergio Gurgueira.

Teve apoio
A Paranapanema encaminhou uma nota de esclarecimento em relação à nota ‘A Lição da Vaquinha’, publicada aqui na semana passada. Na mesma, a empresa ressalta a parceria que mantém há mais de 30 anos com a Codeba aqui na Bahia e diz, com razão, que “as obras de recuperação estrutural da ponte de acesso ao Terminal de Granéis Sólidos 1 (TGS1) do Porto de Aratu mencionadas no artigo são fruto da parceria entre Codeba e setor privado dentro de um modelo inovador”. Segundo a empresa, a diretoria da companhia de docas contribuiu com as obras de recuperação. Parabéns à Codeba neste caso. Mas que o poder público precisa olhar mais para o Porto de Aratu, não resta dúvida.

No horizonte

O presidente da CDL Salvador, Frutos Dias Neto, voltou satisfeito da Big Show 2015, em Nova Iorque, onde, diz ele, muitos empresários retornaram ao Brasil com negócios concretizados.

*A Braskem estabeleceu um novo recorde anual de produção de Eteno na Unidade de Petroquímicos Básicos (UNIB) na Bahia, com 1.184,4 kilotoneladas produzidas em 2014

*O mercado de fusões e aquisições teve alta de 8,25% em 2014, com 812 operações realizadas no ano, segundo dados da PWC.

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/farol-economico-municipio-baiano-de-jaborandi-deve-se-tornar-a-terra-do-leite/?cHash=48c5a83db180579f27bbd8e832b33647

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas