Muçarela com leite de vaca é vendida como se fosse de búfala

Quem consome muçarela de búfala deve ficar atento à composição do produto, que pode conter leite de vaca.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O alerta é da Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB), que examinou 17 marcas desse tipo de produto e apontou que nove delas apresentam DNA bovino em sua composição.

O levantamento, feito em parceria com o Instituto Totum e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), analisou amostras coletadas em pontos de venda direta entre o segundo semestre de 2014 e janeiro de 2015. As marcas que passaram no teste foram certificadas pela associação com um selo de pureza, que consta nas embalagens dos itens aprovados.

A mistura do leite de búfala com o leite de vaca na composição do queijo não é proibida, mas deve ser indicada no rótulo do produto. Isso não ocorre no caso das marcas reprovadas, diz a coordenadora dos trabalhos na ABCB, Maria Cecília Almeida Prado.

Proprietária do Laticínio Almeida Prado ­ uma das empresas avaliadas no estudo ­, ela aponta que alguns produtores fazem a mistura para aumentar os ganhos, uma vez que o leite de búfala é mais raro no mercado do que o leite de vaca: «Por causa da sazonalidade dos partos das búfalas, o leite acaba saindo duas vezes mais caro que o de vaca, ou até mais», explica.

Conforme aponta a associação, nove marcas foram reprovadas nos testes realizados. Todas omitem informações sobre a composição nos rótulos dos produtos, de acordo com a pesquisa. Oito produtores, que fazem parte da ABCB, foram aprovados. São eles: Bom Destino, Búfala Almeida Prado, Bufalíssima Natal, Búfalo D´Oeste, Búfalo Dourado, Di Búfalo, Estância Alambari e Lavera.

Saiba como identificar a verdadeira muçarela de búfala:

1­ A muçarela verdadeira não despedaça, esfarela ou quebra facilmente ­ ela é mais úmida do que a de leite de vaca;

2­ Ao partir a muçarela verdadeira, quando retirada da geladeira, é possível notar a aquosidade, pois escorre um pouco de leite. A adulterada não costuma soltar esse líquido leitoso fresco;

3­ A muçarela verdadeira é mais branca, enquanto que a adulterada pode ser um pouco mais amarela. Alguns fabricantes usam clorofila para mascarar essa diferença;

4­ A muçarela adulterada costuma ser mais salgada, enquanto a verdadeira costuma ser levemente adocicada.

Fonte: Jornal Estado de São Paulo.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas