MS: Laboratórios móveis beneficiam a cadeia leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Sebrae/MS pretende atender 500 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul até o final de 2012, por meio dos projetos de apoio í  pecuária leiteira: “Vaca móvel”, “Rufião” e “Agromóvel”. Estes projetos já realizaram 320 diagnósticos no Estado, com levantamentos e avaliações voltadas para as cidades de Terenos, Campo Grande, Sidrolí¢ndia, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari e Bandeirantes.

O gestor de projetos do Sebrae/MS, Eder Camargo, afirma que os tríªs carros percorrem o Estado com objetivos distintos: “O Vaca Móvel analisa a qualidade do leite e identifica formas melhoria, quantidade de gordura, acidez, água e, posteriormente, é feito um descritivo com base na Instrução Normativa 62”.

Já o Rufião, um carro equipado com ultrassonografia, viaja pelos municí­pios com intuito de monitoramento reprodutivo e sanitário, identificando animais que oferecem lucros. Além disso, também elaboram mapeamento da propriedade. Já o Agromóvel, verifica a nutrição e manejo de pastagem, identificando boas práticas e simulando a ingestão de alimentos do gado.

Essas informações foram obtidas na manhã desta terça-feira (15), durante o 15º Encontro do Leite, realizado na Capital Sul-mato-grossense, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. “O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS), também tem uma parceria com o Sebrae/MS no programa Negócio Certo Rural, que auxilia na organização do produtor e permite que ele tenha controle de sua gestão”, explica o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

Encontro Técnico do Leite é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS) e a Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), e conta com o patrocí­nio do Sistema OCB/MS, Sebrae/MS, Governo do Estado, Silems, Real H, Suplementar, Fiems/Senai, Tortuga, Heringer, Delaval e Semex, Silozam, Sicredi, Novartis e Rosenbuch. Para mais informações, acesse: www.senarms.org.br.

Fonte: MS Notí­cias

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas