#MP faz nova operação contra fraude do leite e prende suspeitos no RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mandados de busca e apreensão e de prisão são cumpridos no estado.
Envolvidos adicionavam água e ureia ao produto para aumentar o lucro.

 

Caminhão com leite, operação Leite Compensado, nesta quarta-feira (22) (Foto: Felipe Truda/G1)
O Ministério Público do Rio Grande do Sul deu iní­cio na manhã desta quarta-feira (22) a uma nova fase da Operação Leite Compensado, que investiga a adulteração do produto por transportadores. O alvo agora são duas transportadoras localizadas em Rondinha, no Norte, e Boa Vista do Buricá, no Noroeste do estado. Até as 8h20, tríªs pessoas foram presas. Os promotores cumprem quatro mandados de prisão e outros quatro de busca e apreensão nos dois municí­pios. Um dos suspeitos já estava preso.
De acordo com o promotor Mauro Rockenbach, o leite era transportado pelos investigados até uma empresa do Paraná. «Seguiam levando o leite gaúcho sabendo desde fevereiro que esse leite estava com restrição. O produto ia para Pato Branco», disse ao G1 o promotor no iní­cio da manhã desta quarta.
De acordo com a investigação, as empresas adulteraram pelo menos 120 mil litros de leite nas duas cidades nos últimos tríªs meses. O MP ressalta que este volume foi apreendido e não chegou ao mercado. Na manhã desta quarta, o leite que estava em caminhões na transportadora foi apreendido por técnicos do Ministério da Agricultura e será analisado. A previsão é que o resultado dos testes saia em até tríªs dias.
Questionado pelo G1, o MP não confirma se há outros lotes e marcas de leite com restrição ao consumo. O esquema é semelhante ao encontrado nos outros núcleos já investigados: os envolvidos misturavam água e ureia ao leite antes de levar o produto para as empresas, para dar consistíªncia ao lí­quido e lucrar mais na comercialização. O MP dará entrevista coletiva após a operação para dar mais detalhes sobre o esquema.
saiba mais
Confira a lista de lotes de leite não recomendados para consumo no RS
Aceita denúncia contra 11 envolvidos em fraude do leite em Ibirubá, no RS
MP investiga esquema de fraude
no leite em mais tríªs cidades do RS
Primeira fase da Operação foi desencadeada em 8 de maio
Em Rondinha, serão cumpridos tríªs mandados de prisão e tríªs de busca e apreensão. Um dos suspeitos, envolvido também no núcleo de Ibirubá, já estava preso. Em Boa Vista do Buricá, serão realizadas buscas em caminhões, uma empresa e a casa de um empresário. A Justiça negou o pedido de prisão para um suspeito do municí­pio.
Vereador de Horizontina foi preso
Na terça-feira (21), foi preso um vereador de Horizontina que teve a prisão negada pela Justiça na primeira fase da operação. Os promotores alegaram que havia risco de fuga.
«Repetimos o pedido porque descobrimos movimentações de que ele estava para fugir. Ele foi levado ao presí­dio de Santa Rosa», disse ao G1 o promotor na manhã desta quarta.
A Operação Leite Compensado foi desencadeada no último dia 8, após a primeira fase da investigação. A ação teve como consequíªncias a retirada de lotes do mercado (veja lista aqui) e a interdição de tríªs postos de resfriamento e de uma fábrica em Estrela. Até o momento, a Justiça aceitou denúncia contra 13 investigados pelo esquema em Ibirubá, no Noroeste, e Guaporé, na Serra.
Na segunda-feira (20), a Justiça aceitou parcialmente denúncia contra os suspeitos de fraude do núcleo de Ibirubá. Das 12 pessoas citadas pelo MP, 11 vão responder a processo por crimes como formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e adulteração de produto alimentí­cio. A ação correrá em segredo de Justiça. A Comarca de Guaporé, na Serra, também aceitou a denúncia do MP contra dois envolvidos no esquema no municí­pio. A partir da notificação, os réus terão prazo de 10 dias para apresentarem as defesas.
Na tarde de segunda, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) queimaram 6,2 toneladas de leite em pó adulterado em Taquara. Cerca de 300 mil litros de leite foram apreendidos em tríªs postos de refrigeração do estado. Do total retido, em cerca de 28 mil litros apresentaram indí­cios de fraude e vinham de dois entrepostos interditados no dia 8 de maio.
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/05/ministerio-publico-faz-nova-operacao-contra-adulteracao-do-leite-no-rs.html

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas