MP denuncia mais 10 pessoas por envolvimento na fraude do leite no RS

Suspeitos foram investigados na 9ª fase da Operação Leite Compensado. Transportadora adicionava água e bicarbonato de sódio ao leite cru.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Suspeitos foram investigados na 9ª fase da Operação Leite Compensado.
Transportadora adicionava água e bicarbonato de sódio ao leite cru.

O Ministério Público (MP) denunciou na sexta-feira (25) 10 pessoas por envolvimento no esquema de adulteração de leite descoberto pela nona fase da Operação Leite Compensado, deflagrada no dia 17 deste mês no município de Esmeralda, nos Campos de Cima da Serra, Rio Grande do Sul.

Na denúncia, assinada pelo promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, são relatados 11 fatos contra os acusados, que devem responder pelos crimes de adulteração de substância alimentícia e associação criminosa.

Foram denunciados o proprietário da empresa transportadora de leite Márcio Fachinello, o pai dele e outros oito motoristas e ex-motoristas da empresa. O empresário e dois de seus funcionários estão presos preventivamente desde o dia 17.
Na casa de Marcio Fachinello, em Esmeralda, nos Campos de Cima da Serra, o MP encontrou bicarbonato de sódio, além de outras substâncias que mascaravam a adição de água. O empresário é suspeito de mandar os motoristas adulterarem o leite. No dia da operação, ele negou as acusações.

“Acredito que não. Se eu tiver eu vou responder, mas acredito que não. Se eu tivesse [culpa] eu estaria com os caminhões pagos, não teria a casa financiada e teria coisas dentro de casa. Não tenho nada”, disse o transportador.

O MP também ajuizou uma ação coletiva de consumo contra as pessoas física e jurídica Márcio Fachinello, na qual pede que eles sejam proibidos de adulterar, produzir, transportar ou fornecer produtos lácteos que não atendam às normas legais, sob pena de multa de R$ 100 mil. O MP também pede a indisponibilidade de quatro caminhões e uma motocicleta e, no trânsito em julgado, de indenização de R$ 1 milhão por dano moral coletivo.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/09/mp-denuncia-mais-10-pessoas-por-envolvimento-na-fraude-do-leite-no-rs.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas