#Minas terá produção de queijo í  base de leite de ovelha com inspeção federal

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O primeiro laticí­nio de Minas Gerais para a produção de queijo í  base do leite de ovelha, com selo de Inspeção Federal (SIF), inicia atividades até o final de maio, no municí­pio de São Lourenço, Sul do Estado. A iniciativa é do grupo Cabanha Vita e a unidade terá capacidade de processamento diário de 1.500 litros de leite, informa a médica veterinária Aurora Maria Gouveia, coordenadora da Cí¢mara Técnica de Ovinocaprinocultura do Conselho Estadual de Polí­tica Agrí­cola (Cepa), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A indústria vai iniciar os trabalhos com a cota de 700 litros de leite retirados diariamente de animais de seu próprio criatório. Segundo avaliação de Aurora Gouveia, isso significa a oportunidade para o fornecimento do leite de ovelhas dos agricultores familiares estabelecidos nas áreas próximas a fim de completar a demanda da empresa.

Aurora, que também preside a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Accomig), acrescenta que a entidade vai propor um trabalho em parceria com a Emater-MG para organizar a produção familiar com o objetivo de atender ao novo laticí­nio.

Ela diz que a participação dos pequenos produtores — ainda que os volumes de leite entregues individualmente sejam pequenos — pode garantir aos estabelecimentos uma receita adicional o ano inteiro.
A coordenadora considera que o trabalho de extensão por conta da Emater-MG (vinculada í  Seapa), com a participação da Accomig, será de fundamental importí¢ncia para a formação e integração de diversos criatórios de agricultura familiar do Sul de Minas para atender ao projeto de São Lourenço.

«Neste caso, além de facilitar para os agricultores a colocação do leite, será possí­vel organizar também o comércio de cordeiros para garantir aumento de renda para os estabelecimentos», finaliza.

Melhoria da qualidade

Para o subsecretário de Agricultura Familiar da Seapa, Edmar Gadelha, a existíªncia de uma empresa para industrializar o leite de ovelha com inspeção federal, em São Lourenço, representa a possibilidade de fortalecimento de um segmento da agricultura agricultura familiar. «Principalmente os criatórios de ovinos localizados no municí­pio e áreas mais próximas do latí­cinio», assinala.

Gadelha também diz que, para garantir o bom desempenho dos produtores no atendimento í  indústria, além da assistíªncia da Emater será importante buscar a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), este responsável por ações de sanidade animal e vegetal no í¢nmbito estadual.

«Ante a possibilidade de obter mais receita atendendo a uma produção de valor agregado — queijos finos — os agricultores familiares serão estimulados a elevar a qualidade de seus rebanhos, sendo o apoio dessas instituições públicas de fundamental importí¢ncia», enfatiza Gadelha.

FONTE

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
Márcia França de Azevedo – Jornalista
Telefone: (31) 3915-8544

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas