# Minas mantem posto de maior produtor de leite do Brasil

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo dados da Pesquisa de Produção Pecuária Municipal, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE), no ano passado, foram produzidos 32,1 bilhões de litros de leite em todo o Brasil. Entre 2010 e 2011, a produção nacional cresceu 4,5%. No balanço total, Minas concentrou a maior parte da produção do paí­s (27,3%) e também o maior número de vacas ordenhadas.Em seguida, as produções de maior expressão são do Rio Grande do Sul (12,1%), Paraná (11,9%) e Goiás (10,9%).  «O estudo consolida a importí¢ncia estratégica do Estado na produção de proteí­na de origem animal, atendendo ao crescente consumo per capital», analisa o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. Patos de Minas, no Alto Paranaí­ba, mereceu uma menção especial por estar entre os tríªs maiores produtores do paí­s.
Estí­mulo í  produção leiteira
Uma das iniciativas que propiciam o desenvolvimento do setor leiteiro no estado é o Minas Leite. Coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e executado Empresa de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o programa visa modernizar toda a cadeia produtiva do leite no Estado, gerando aumento de produtividade e renda.A Emater assiste atualmente, por meio do programa, a 1.131 propriedades dedicadas í  produção de leite. A meta para 2012 é levar as boas práticas de produção a 1.150 fazendas.Com o suporte do Minas Leite, os produtores familiares recebem orientações dos técnicos da Emater-MG para conduzir suas propriedades leiteiras de forma mais eficiente, utilizando os recursos disponí­veis. Administração da propriedade, cuidados com a saúde dos animais e a adequação da alimentação preservação do meio ambiente estão entre os temas abordados.A Emater assiste atualmente, por meio do programa, a 1.131 propriedades dedicadas í  produção de leite. A meta para 2012 é levar as boas práticas de produção a 1.150 fazendas.Com o suporte do Minas Leite, os produtores familiares recebem orientações dos técnicos da Emater-MG para conduzir suas propriedades leiteiras de forma mais eficiente, utilizando os recursos disponí­veis. Administração da propriedade, cuidados com a saúde dos animais e a adequação da alimentação preservação do meio ambiente estão entre os temas abordados.
Bons ventos para a pecuária
Ainda de acordo com os dados divulgados hoje (18) pelo IBGE, entre 2010 e 2011 o rebanho de bovinos aumentou 1,6% no Brasil e chegou a 212,8 milhões de cabeças. Depois de Mato Grosso (13,8%), Minas Gerais é o estado com o maior efetivo de bois no paí­s (11,2%). A produção interna do Estado avançou 14,1% neste segmento. O resultado coloca Minas em posição de destaque na região sudeste, afirma o estudo.O número de galinhas, galos e frangos criados no paí­s chegou a 1,27 bilhão em 2011, aumento de 2,2% em relação ao ano anterior. Em Minas, o abate de frango registrou o terceiro maior crescimento (13,5%) nesse perí­odo.Segundo o IBGE, a produção de ovos teve acréscimo de 4,5% no comparativo com o ano passado. Minas Gerais segue como o terceiro maior produtor nacional de ovos (10.8%), atrás apenas de São Paulo e Paraná. Entre os municí­pios, Itanhandu, no Sul de Minas, é destacado pelo estudo como um grande polo produtor.O IBGE cita também que o estado mineiro abateu cerca de 45 mil unidades de suí­nos a mais, crescimento de 3%, em 2011, ante avanço de 0,9% no cenário nacional.“Os dados do IBGE confirmam a diversidade da produção pecuária em Minas Gerais, desde carnes (bovina, suí­na e de frango) í  produção de leite e ovos. Isso permite aos produtores a ocupação de diferentes regiões do Estado, aproveitando as caracterí­sticas favoráveis de cada uma para o desenvolvimento das atividades”, afirma Elmiro Nascimento. Escrito por Agíªncia Minas
http://www.correiodoslagos.com.br/content/view/9529/1/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas