#Minas fabrica iogurte de leite de ovelha

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Agroindústria cadastrada pelo IMA tem produção diária de 40 potes

O Governo de Minas por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) cadastrou neste ano a primeira agroindústria familiar mineira que se dedica í  produção de iogurte de leite de ovelha. O estabelecimento está localizado no municí­pio de Itapecerica, região Centro Oeste, com produção diária de 40 potes de iogurte. A nova agroindústria chama atenção pelo fato de produzir um produto ainda pouco difundido no Estado.

O cadastro deste tipo de estabelecimento é inédito e foi realizado por meio do Projeto de Educação Sanitária e Apoio a Agroindústria Familiar executado pelo IMA, através de convíªnio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O projeto tem como objetivo fomentar o processo de regularização sanitária, apoiar a inclusão de agricultores familiares a ações de agroindustrialização da produção, gerando mais emprego e rentabilidade. A expectativa é beneficiar inicialmente 200 agroindústrias.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto explica que o cadastro traz o produtor para a formalidade e é um meio de valorizar a produção rural. «í‰ importante dar credibilidade aos estabelecimentos através do exercí­cio da defesa sanitária e da inspeção para garantir, acima de tudo, a qualidade dos produtos», completa.

A produtora Lara Dias, proprietária da nova agroindústria, só víª benefí­cios com o cadastro e ressalta que a partir de agora será possí­vel ampliar sua produção e entrar para o mercado formal. «O intuito é atender as demandas de minha região e expandir cada vez mais as vendas, aliando o lucro com a qualidade da produção», explica. Ela comemora ainda o contato com representantes de supermercados que estão interessados em seus produtos.

QUALIDADES – O leite de ovelha é apreciado não somente pelas qualidades gastroní´micas, mas também, por não produzir intolerí¢ncia de suas proteí­nas aos seres humanos. Normalmente é consumido na forma de queijos, iogurte, sorvetes e uma pequena porção, na forma de leite fluido. Tem o dobro do rendimento na produção de queijo, em comparação com o leite de vaca. O iogurte é mais fino, mais leve e aproximadamente 50% mais nutritivo.

CADASTRO – O produtor interessado em ter o seu estabelecimento cadastrado deverá procurar um escritório do IMA e preencher a solicitação para posterior visita técnica. Em seguida é feito o cadastro e a assinatura de um termo de compromisso contendo as possí­veis adaptações necessárias.

O prazo para adequação do estabelecimento é de dois anos e cumpridas todas as exigíªncias o produtor terá sua agroindústria habilitada e estará apto a comercializar seus produtos em todo Estado.

Fonte: IOF

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas