Mercosul declara prioridade í  erradicação da febre aftosa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Conselho Agropecuário do Sul (CAS), formado por ministros e outras autoridades do Mercosul, concluiu nesta terça-feira uma reunião na Bolí­via na qual foi declarada prioritária a erradicação da febre aftosa e pedido aos paí­ses que revisem os planos de controle da doença.

A declaração foi emitida ao final de dois dias de encontros na cidade de Santa Cruz, nos quais estiveram presentes os ministros de Agricultura do Brasil, Mendes Ribeiro Filho; Argentina, Norberto Yahuar, e Bolí­via, Nemesia Achacollo, além de funcionários de menor ní­vel do Chile, do Paraguai e do Uruguai.

A febre aftosa continua contagiando o gado da região, colocando em risco planos do Mercosul para eliminá-la, segundo o documento assinado, e acrescenta que a erradicação tem ‘caráter prioritário’.

Mendes Ribeiro Filho, que transferiu a Presidíªncia pro tempore do CAS a Yahuar, lembrou í  que a aftosa causa milionárias perdas ao setor.

O Conselho concordou também em coordenar polí­ticas para diminuir o impacto negativo da mudança climática, que causa seca, frio intenso e inundações que afetam a produção de alimentos e as fontes de receita da população.

Yahuar disse que na próxima reunião do CAS, marcada para agosto no Chile, serão discutidos temas como ‘somar a capacitação técnica ao processo de produzir mais e mais alimentos em um mundo difí­cil’.

Fonte: Exame

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas