#Melhoramento Animal

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Já ouviu falar de melhoramento animal? Ora bem, para abordarmos este tema é fundamental falarmos um pouco acerca do que é a produção animal. A produção animal é uma área agrí­cola que visa a exploração de animais com interesse pecuário, nomeadamente os bovinos, os caprinos, os ovinos, os suí­nos e as aves, de forma a obter um produto final seja ele a carne, leite, ovos, lã, ou outro.
í‰ sabido que o Homem desde sempre se preocupou em produzir mais e melhor, se inicialmente a caça era a única maneira de conseguir o alimento, hoje a facilidade é tanta que nem nos lembramos de como o alimento vai parar ao supermercado ou mesmo ao nosso prato. A necessidade de obter alimento facilmente e em quantidade suficiente foi o fator impulsionador que permitiu criar o tipo de produção que hoje temos. Nos últimos anos verificou-se uma grande expansão neste sector de tal forma que, segundo alguns estudos: “a produção de carne por animal aumentou 3 vezes mais do que o número de animais e na produção de leite o aumento duplicou por vaca”, reduzindo-se o número de vacas. Isto significa que houve um aumento considerável na eficiíªncia de utilização dos animais. Claro que, é desde logo vantajoso para o produtor obter maior produto reduzindo o número de cabeças. O aumento da eficiíªncia produtiva assenta, de uma forma geral, em 3 pilares indissociáveis: a genética, as caracterí­sticas metabólicas e o maneio alimentar, assim o criador de hoje para além de se preocupar em investir em boas pastagens e/ou suplementações alimentares também se deve preocupar com o valor genético do animal.
Claro que numa exploração, pretende-se ter um suí­no com elevada prolificidade (com muitos leitões por parto), ou frangos com elevado volume muscular, ou vacas com elevada capacidade leiteira, ou seja, animais com elevado valor genético e por isso bons produtores. A ciíªncia que se utiliza para obter animais com caracterí­sticas desejadas é denominada de melhoramento genético animal.
O melhoramento genético é, de uma forma muito geral, baseado em 2 técnicas: a seleção e o cruzamento. A seleção permite escolher os animais com boas caracterí­sticas de produção para os reproduzir posteriormente e o cruzamento não é mais do que a reprodução entre animais de raças diferentes, de forma a obter animais mais produtivos ou de forma a criar ou complementar novas raças. As técnica de selecionar e cruzar animais com caracterí­sticas de interesse para o homem já são utilizadas há muitos anos pelos produtores, no entanto, só há relativamente pouco tempo é que teve uma dimensão tecnológica e cientí­fica relevante, de tal forma que hoje já existem centros de investigação especializados somente nessa área. Para ter uma pequena ideia, hoje consegue-se através da análise de sémen ou até mesmo de um simples píªlo, detetar-se as qualidades daquele animal e saber se é ou não bom candidato a reprodutor. A Inseminação artificial e, bem mais recentemente, a transferíªncia de embriões vieram também permitir um avanço genético mais rápido. Por tudo isto, hoje o produtor pode utilizar raças ou indiví­duos mais direcionados para um determinado objetivo, por ex.: numa avicultura existem raças pesadas, de crescimento rápido (Rhode Island) mais direcionadas para a produção de carne, e raças leves mais utilizadas para a produção de ovos (Leghorn Branca).
Porém, apesar de ser ótimo para um produtor obter animais com elevada capacidade produtiva, também existem algumas desvantagens associadas, tais como: os animais ficam mais susceptí­veis a doenças, tíªm menor resistíªncia a diferenças de temperatura extremas, e necessitam de fatores de produção e alojamentos especializados. Para além de que estamos a artificializar o que de mais natural existe no nosso Planeta. Por isso, devem ser ponderados todos estes fatores. No futuro espera-se um tipo de produção animal marcada pelo conhecimento cientí­fico que deverá procurar para além da satisfação das necessidades humanas, o bem-estar animal, a sustentabilidade e um tipo de produção que possa ser socialmente aceitável. Pois “o descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação” (Oscar Wilde).

Melhoramento Animal

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas