Manicoré: Verticalização da pecuária em Matupi tem investimento de R$ 4,2 milhões

Com uma cadeia leiteira em franca consolidação, Santo Antônio do Matupi, distrito de Manicoré (a 450 quilômetros de Manaus), está se preparando para a verticalização da pecuária de corte, tornando-se polo da produção e beneficiamento de subprodutos de origem bovina no Estado.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Com uma cadeia leiteira em franca consolidação, Santo Antônio do Matupi, distrito de Manicoré (a 450 quilômetros de Manaus), está se preparando para a verticalização da pecuária de corte, tornando-se polo da produção e beneficiamento de subprodutos de origem bovina no Estado.

Um frigorífico com capacidade inicial para abater 200 animais/dia deverá entrar em operação a partir de novembro. O local está em processo de certificação pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror). O objetivo é agregar valor à cadeia produtiva com o envio da carne processada para Manaus. Atualmente, o abate é feito na capital.

Equipado com técnicas de resfriamento dentro do confinamento para controle sanitário de bactérias, o local tem ainda conforto térmico para os animais que ficam um dia no galpão, antes do abate. No entorno, a sensação térmica de calor deverá ser amenizada com o plantio de 2 mil mudas de açaí, segundo o proprietário Josué de Freitas. “Durante o abate, o animal será isolado e imobilizado por sistema de automação pneumática”, explica o proprietário.

“Esse tipo de ação garante uma melhor qualidade da carne, já que evita o estresse do animal”, explica o coordenador de Pecuária da Sepror, Alberto Holanda. O investimento já soma R$ 4,2 milhões e deverá gerar em torno de 50 empregos.

Tratamento de efluentes – O local contará ainda com tratamento de efluentes. De acordo com Josué de Freitas, para atestar a limpeza da água tratada, serão criados peixes em tanques construídos para receber a água tratada. Outro diferencial será o pré-beneficiamento do couro de boi e o aproveitamento da gordura bovina para a produção de bio sebo, a segunda matéria prima mais utilizada para a produção de biodiesel no País, segundo relatório da ONG Repórter Brasil. Considerado uma das melhores fontes para a produção de combustível, o resíduo animal representa cerca de 20% do combustível limpo feito no Brasil. A expectativa é atingir a produção de 100 mil litros/mês.

O secretário de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade, Sidney Leite, visitou as instalações do frigorífico no km 192 da BR-230 (Transamazônica), no último final de semana, durante a 8ª Exposição Agropecuária de Santo Antônio do Matupi (Expomat). “Atrair investimentos como esse para polos de produção no interior do Estado é também fomentar o pequeno produtor que passa a ter garantia da compra. Aqui, na região, além do beneficiamento de carne bovina, haverá também a instalação de um abatedouro de frango agregado ao frigorífico, para absorver a produção local”, explicou o secretário.

Sidney Leite visitou ainda o laticínio Matupi, cuja certificação foi entregue no mês de abril. O Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E) concedido pela Adaf é a garantia de que o estabelecimento está de acordo com as regras sanitárias do segmento. “Há oito anos Santo Antônio da Matupi vem apresentando um crescimento de 80% na bacia leiteira. A perspectiva é de que a região passe a beneficiar 100 mil litros de leite/mês nos próximos anos”, afirmou.

A instalação de um laticínio dentro do distrito, há seis meses, já é responsável por embarcar para Manaus, todo mês, um contêiner resfriado com 35 toneladas de queijo tipo mussarela, coalho e prato, a partir do beneficiamento do leite de pequenos produtores da região.

Ciclo de Palestras – Durante a 8ª Expomat, a Sepror deu início ao 1º Ciclo de Palestras de Pecuária de Corte e de Leite do Amazonas. No sábado, produtores rurais e o corpo técnico das unidades locais da Adaf e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) de Santo Antônio do Matupi participaram do evento que reuniu especialistas em melhoramento genético e técnicas de modernização de criação sustentável de animais.

O treinamento e qualificação será feito Manaus e Parintins, nesta segunda (10) e quarta-feira (12), respectivamente. Os médicos veterinários Leandro de Carvalho Paiva, consultor da Associação Brasileira de Criadores de Girolando (gado); Homéro Brito Ribeiro, da Curral Consultoria e Planejamento Pecuário; João Paulo Barbuio, mestre em Reprodução animal pela USP; e os consultores da empresa La-agro, Daniel Souza Ferreira e Rodrigo Peter Rodrigues encabeçam as apresentações.

Dia 10/08 (segunda) – Manaus – 13h às 17h. Local: Auditório Cetam (Av. Dom Pedro, nº 2354 – Em frente á Vila Olímpica)

Dia 12/08 (quarta-feira) – Parintins – 8h às 12h – Local: Ifam (estrada Odovaldo Novo, s/n, Comunidade Aninga – Paranaeva)

http://www.jornaldehumaita.com.br/2015/08/manicore-verticalizacao-da-pecuaria-em-matupi-tem-investimento-de-r-42-milhoes/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas