#Mais precisão na agricultura

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em 2012, o Programa de Agricultura de Precisão do SENAR decolou. Durante a Rio +20, a Conferíªncia do Clima, no Rio de Janeiro, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu, e o Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara, lançaram uma série de seminários sobre AP em 10 municí­pios-polo da agricultura brasileira.

Com a presença de tríªs especialistas na área, os seminários desmistificaram conceitos, mostrando que agricultura de precisão pode ser feita sem a utilização de máquinas de grande porte disseminaram informações sobre ferramentas de gestão. “Mais importante do que ter uma máquina, é o produtor conhecer a terra onde planta para usar corretamente insumos e sementes, aumentar a produtividade e a renda em sua propriedade”, explica Daniel Carrara.

Os seminários aconteceram, a partir de setembro, nas cidades de Balsas (MA), Bom Jesus (PI), Maracaju (MS), Campo Verde (MT), Luí­s Eduardo Magalhães (BA), Cascavel (PR), Não-Me-Toque (RS), Patos de Minas (MG) e Rio Verde (GO). Em 2013, o SENAR vai avançar mais para beneficiar outros municí­pios produtores do Paí­s.

Produtores, trabalhadores rurais e profissionais do agro podem acompanhar o programa, se informar e aperfeiçoar conhecimentos no blog de Agricultura de Precisão, especialmente criado pelo SENAR: http://www.canaldoprodutor.com.br/agricultura-precisao

Mais tecnologia no campo

O SENAR também avançou nas capacitações tecnológicas para instrutores, nos cursos de ovinocaprinocultura, silvicultura, heveicultura, bovinocultura de leite e floricultura. Para o próximo ano, a meta é realizar treinamentos em suinocultura, bovinocultura de corte e encerrar a de floricultura, que começou em dezembro.

Um recorde na metodologia

O SENAR bateu um recorde este ano na área de capacitação metodológica – treinamentos, atualizações e aperfeiçoamentos para instrutores, mobilizadores e supervisores: foram realizadas 133 capacitações, com tríªs mil agentes. “Geralmente, quando um ano bate recorde, o seguinte tende a ter menos capacitações, porque os instrutores que fizeram o curso começam a trabalhar. Mas em 2013, por conta da necessidade de instrutores para o Pronatec, a tendíªncia é que o número de capacitações para agentes do SENAR seja igual ou superior ao de 2012,” informa a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andrea Barbosa.

Novo olhar sobre o Semiárido

Em 2013, o SENAR vai iniciar a implementação do projeto Viver Bem no Semiárido, levando novas alternativas de produção e técnicas de gestão para ajudar os produtores da região a manter a produtividade e ter renda no perí­odo de seca na região. “O programa representa um comprometimento do SENAR para oportunizar melhores condições para a produção e principalmente para a sobrevivíªncia das pessoas nesse tipo de ambiente”, afirma o coordenador de Educação Formal do SENAR, Fabiano Bossle Miguel.

A intenção do SENAR é que o projeto Viver Bem no Semiárido seja contí­nuo e sistíªmico, compreendendo ações que vão além da transferíªncia de tecnologia e da educação profissional, como o incentivo e apoio ao associativismo e cooperativismo, ao fomento í  produção de reserva estratégica de alimento, apoio ao crédito e ações de promoção social.

A primeira capacitação do programa aconteceu em Pernambuco. Em 2013, o SENAR pretende realizar outros treinamentos no mesmo formato, para formar os multiplicadores que vão dar suporte aos produtores rurais, com apoio das tecnologias de convivíªncia no semiárido.

http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=257991&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas