Mais Leite

Convênio do Sebrae com a Secretaria de Agricultura de Alagoas impulsiona o aumento da produtividade na atividade leiteira do Estado
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Um total de 400 produtores de leite estão sendo beneficiados pelo convênio firmado entre o Sebrae e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) de Alagoas. Trata-se da fase II do programa Alagoas Mais Leite, que tem a duração de 24 meses e o objetivo de dar continuidade ao treinamento dos criadores no programa Balde Cheio, uma metodologia de transferência de tecnologia desenvolvida pela Embrapa. “O programa tem várias linhas de atuação e utiliza técnicas adequadas a cada realidade baseadas em quatro pilares: economicamente viável, tecnicamente possível, ambientalmente correto e socialmente justo”, explica o zootecnista José Sidnei Bezerra Lima, consultor do Sebrae e coordenador do Mais Leite em Alagoas.
A verba destinada à capacitação é de R$ 2,5 milhões, metade proveniente do Sebrae, outra metade da Seapa. O investimento também contempla o treinamento da equipe de consultores na metodologia do Balde Cheio. Em Alagoas são 12 profissionais com formação de técnico agropecuário ou em zootecnia. Os entraves para a produção de leite no Estado são os mesmos encontrados em quase todo o Brasil: falta de profissionalismo, falta de assistência técnica capacitada, problemas de qualidade do leite, falta de comprometimento de todos os elos da cadeia e déficit de infraestrutura – estradas, energia e água de qualidade.

Em Alagoas, a maior bacia leiteira do Estado encontra-se no semiárido, região que passa por escassez hídrica, com sucessivos anos de chuvas abaixo da média, o que torna a produção de leite um desafio. “Por outro lado, a seca traz benefícios para a sanidade do animal”, diz Lima.

No início, Zé Moreno teve dificuldade. «O maior desconforto foi me acostumar com o que os técnicos orientavam. Minha maneira de trabalhar antes era totalmente diferente», diz. Na época, o produtor tinha 13 vacas em lactação e tirava 95 litros de leite por dia. Hoje ele mantém nove daquelas 13 vacas e tira 198 litros de leite no mesmo período. A diferença era por causa da alimentação pouco balanceada e dada em horários não adequados. Só para se ter uma ideia, ele comprava palma forrageira a quatro quilômetros de distância e dava 1,5 tonelada por dia para o rebanho. Hoje, ele produz a palma na própria propriedade e dá 500 quilos por dia sem prejuízo para a produtividade das vacas.

“Os técnicos me ensinaram a forma de plantar a palma e, desde 2014, eu não preciso mais comprar”, diz Zé Moreno. A sobra de dinheiro permitiu ao produtor comprar gerador de energia, ordenhadeira mecânica e tanque de resfriamento. “Agora fiz um curso de inseminação artificial e comprei um botijão de sêmen”, finaliza.
Histórico

O Alagoas Mais leite surgiu em 2010 e sua primeira fase foi até 2013. Inicialmente foi um projeto do Governo do Estado, que investiu em infraestrutura – distribuição de tanques de resfriamento, construção de abrigos para tanques, doação de caminhões isotérmicos para organizações de produtores; melhoramento genético – doação de botijão com sêmen de animais provados para produção de leite; alimentação – implantação de unidades de multiplicação de palma forrageira em sistema de produção intensiva, visando o aumento de produtividade e assistência técnica; e cursos de capacitação em manejo, inseminação artificial, cooperativismo e assistência técnica para um grupo de 500 produtores, na metodologia do programa Balde Cheio.

http://revistagloborural.globo.com/Empreender/noticia/2015/07/mais-leite.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas