Lucro máximo na produção de #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Software «RLM Leite» é uma ferramenta inovadora para avaliação e formulação de dietas tropicalizadas para vacas leiteiras

A alimentação do rebanho representa o maior custo da propriedade leiteira e, portanto, minimizar os gastos neste quesito significa aumentar a receita do produtor e reduzir o custo ao consumidor. “O uso de uma dieta formulada por mínimo custo pode evitar a subalimentação que prejudica o desempenho e a saúde do animal. Por outro lado, a sobrealimentação, além de prejudicar o animal, aumenta os custos da dieta e aumenta a excreção de nutrientes ao meio ambiente, fato que é indesejável na moderna atividade leiteira, inserido num conceito de nutrição de precisão”, comenta Dante Pazzanese Lanna, professor do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP).
Com o propósito de reduzir os custos da alimentação e o impacto ao meioambiente por nutrientes excretados nas fezes e na urina das vacas, em 2012 o professor Dante e a equipe do Laboratório de Nutrição Animal, aliado a pesquisadores de outras instituições, consolidou o primeiro projeto para o desenvolvimento do software RLM Leite. Em particular o projeto conta com a colaboração direta no desenvolvimento do modelo nutricional do Prof. Rodrigo de Almeida, da Universidade Federal do Paraná, um grande especialista na área de nutrição de gado leiteiro, que obteve seu mestrado no Canadá, mas seu doutorado também na ESALQ/USP. Em março deste ano, o RLM Leite foi lançado oficialmente em um dos principais eventos da pecuária leiteira brasileira – Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, em Uberlândia (MG). Trata-se de um programa computacional de recomendações na nutrição de bovinos leiteiros que formula dieta total, concentrado e suplementos de custo mínimo na produção de leite. O RLM Leite foi desenvolvido praticamente pela mesma equipe do RLM Corte, software já tradicional na bovinocultura de corte nacional, inclusive atual líder de mercado. “O RLM Leite auxilia na estimativa das exigências dos animais e na escolha de ingredientes da dieta que sejam economicamente viáveis para cada cenário produtivo. O software permite uma redução no custo da alimentação por litro de leite produzido, proporciona um adequado aporte de nutrientes para as vacas leiteiras, com a meta de reduzir o custo com a alimentação e aumentar a receita (R$/vaca/dia)”, explica Dante.
Pioneiro – O RLM Leite é o primeiro software lançado com um modelo de predição do uso e das exigências de energia baseados em equações formadas com o banco de dados calorimétricos do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA) de Beltsville. Foram utilizados dados atualizados, com duas décadas a mais de mensurações. “Outro aspecto positivo é que o software está sendo parametrizado com dados de pesquisas nacionais. No Brasil, mais da metade da produção de leite é oriunda de vacas mestiças Holandês-Zebu. A parametrização do modelo torna-se importante para aproximar os valores preditos pelos modelos aos valores observados na situação real”, reforça o professor da ESALQ. A parametrização do modelo do RLM Leite é parte do projeto de pesquisa da doutoranda Veridiana Lourenço de Souza, bolsista da FAPESP, em parceria com a UFPR, representada pelo professor Rodrigo de Almeida, e a Integra Software, representada pelo programador Nelson H. C. Nepomuceno.
Vantagens – O programa está em português, o que facilita muito para os nutricionistas de campo, pois os demais programas para formulação de dietas para vacas leiteiras usados no Brasil são norte-americanos, com modelos desenvolvidos em clima temperado e normalmente estão em inglês. “O desenvolvimento do software pode beneficiar diversos nutricionistas de pequenas, médias e grandes fazendas leiteiras do Brasil, bem como técnicos de fábricas de ração, resultando em dietas mais adequadas para os nossos níveis produtivos e nossas condições ambientais”, comenta Dante. Além disso, acrescenta, as principais características e diferenciais do RLM Leite são o modelo animal incluindo cálculos dinâmicos de energia e proteína baseado no NRC (2001); o ajuste do consumo para altas temperaturas ambientais; cálculos dinâmicos de energia e proteína; predição das exigências de mantença, lactação, crescimento, prenhez, reservas corporais e pastejo de vacas leiteiras; exigências de macro e microminerais revisadas; biblioteca tropicalizada de alimentos contendo teores de amido, fibra em detergente neutro fisicamente efetiva (FDNfe), carboidratos não fibrosos (CNF) e taxas de degradação e de passagem; opções adicionais de misturadores; formulação e avaliação de concentrados, sais minerais e núcleos para bovinos leiteiros.
A equipe envolvida no projeto finaliza lembrando que o RLM Leite é um programa “simples e prático, que permite a formulação e avaliação de dietas precisas e completas em poucos minutos, permitindo ao nutricionista dedicar mais tempo checando as vacas, os silos, os piquetes, e menos tempo na frente do computador formulando as dietas”.

Caio Albuquerque
Jornalista
caioalbuquerque@usp.br

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas