#Livre comércio com a China obrigaria Brasil e Argentina a rever protecionismo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pouco antes da viagem do lí­der chiníªs í  América do Sul, uma alta funcionária do Ministério de Comércio da China havia expressado seu descontentamento com as restrições

Depois de um longo jantar no palácio presidencial, o hóspede demonstrou otimismo. O premiíª chiníªs, Wen Jiabao, garantiu í  presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, que não seria por eles não se conhecerem bem que as futuras relações comerciais fracassariam.

Wen Jiabao ignorou de forma polida que o verdadeiro problema estava bem próximo da Casa Rosada: no porto de Buenos Aires, onde estão atracados cargueiros chineses que não podem desembarcar suas mercadorias devido í s fortes barreiras comerciais impostas pela Argentina.

Pouco antes da viagem do lí­der chiníªs í  América do Sul, uma alta funcionária do Ministério de Comércio da China havia expressado seu descontentamento com as restrições. «Elas contribuem para um ambiente instável de negócios e prejudicam as empresas chinesas, que víªm até nós reclamar. Acreditamos que as restrições ferem as regras da Organização Mundial do Comércio», afirmou Xu Yingzhen, vice-diretora do departamento para América Latina do ministério, em entrevista ao jornal argentino Clarí­n.

Mas Wen Jiabao pode se dar ao luxo de encarar a situação de forma tranquila, já que os paí­ses sul-americanos estão ansiosos para fazer negócios com os chineses. A China já é o mais importante parceiro comercial de Brasil e Chile. Na Argentina, o paí­s asiático está em segundo lugar.

A troca de bens e capitais está crescendo rapidamente e deve continuar assim. Wen Jiabao quer duplicar o volume de comércio com o Mercosul até 2016. Em 2011, a China importou 51 bilhões de dólares dos paí­ses do bloco e exportou para eles mercadorias no valor 48 bilhões de dólares — nos dois casos, um aumento de um terço em relação ao ano anterior.

Unidos contra a crise

Com sua proposta de criação de uma zona de livre comércio entre China e Mercosul, Wen Jiabao provocou reações positivas entre os lí­deres do bloco. A presidente da Argentina classificou a aliança como uma «oportunidade histórica». Na opinião dela, as economias em crise da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos não tíªm opções estáveis para oferecer. A China, no entanto, oferece uma oportunidade para novas colaborações.

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, expressou uma visão semelhante ao afirmar ser importante o aprofundamento das relações entre Mercosul e China, como forma de enfrentar a crise financeira internacional. E o diretor executivo da Cí¢mara de Comércio da ísia-Argentina, Ernesto Fernández Taboada, observou, bastante pragmaticamente, que é mais fácil para a China negociar com um bloco que representa 200 milhões de pessoas do que com cada paí­s individualmente.

Por trás do entusiasmo existem interesses. Até agora, a China compra de Brasil e Argentina principalmente matérias-primas, alimentos e soja. Uma zona de livre comércio poderia trazer investimentos chineses e levar tecnologias urgentemente necessárias aos paí­ses sul-americanos, impulsionando suas indústrias.

A Argentina víª a China como um parceiro em potencial para sua indústria petrolí­fera, já que o grupo YPF, recentemente estatizado, precisa com urgíªncia de dinheiro e tecnologia para poder explorar novas reservas de petróleo.

O Uruguai convida os chineses para participarem do maior projeto logí­stico da história do paí­s. O presidente do paí­s, José Mujica, deseja que os asiáticos participem da construção de um porto de águas profundas no Atlí¢ntico, além de atraí­-los com a perspectiva da descoberta de novos depósitos de petróleo e gás na costa uruguaia.

Porta fechada

Apesar das declarações favoráveis, a porta para uma zona de livre comércio está longe de ser aberta. A culpa disso está nos próprios paí­ses do Mercosul. Argentina e Brasil teriam que abandonar suas polí­ticas econí´micas protecionistas. Ambos os paí­ses recentemente adotaram medidas para conter a enxurrada de produtos chineses.

Ao mesmo tempo, o Mercosul proibiu o Uruguai de fechar isoladamente acordos de livre comércio com outros paí­ses. E, além disso, a recusa do Paraguai em reconhecer diplomaticamente a República Popular da China, ao mesmo tempo que reconhece Taiwan, não deve tornar as coisas mais fáceis.

Como observa sarcasticamente o jornal argentino La Nación, sequer com a União Europeia o Mercosul conseguiu fechar um projeto de zona de livre comércio, embora esta esteja geográfica, histórica e culturalmente bem mais próxima da América do Sul.
Fonte: Deutsche Welle

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas