Lideranças definem medidas para produtores de leite da região

A definição das medidas emergenciais a serem solicitadas junto ao Governo Estadual, Governo Federal, Promotorias, Deputados e demais entidades que tem o poder de cooperar com a melhora da situação que vivem os pequenos produtores de leite da região das missões
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A definição das medidas emergenciais a serem solicitadas junto ao Governo Estadual, Governo Federal, Promotorias, Deputados e demais entidades que tem o poder de cooperar com a melhora da situação que vivem os pequenos produtores de leite da região das missões, motivou, quinta-feira, 16, a realização de audiência promovida pela Associação dos Legislativos das Missões – ALM. O encontro foi realizado nas dependências da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo e contou com a presença de diversos representantes da região que integram a ALM e a Associação dos Municípios das Missões – AMM. Entidades ligadas ao setor leiteiro também participam da reunião.
Na ocasião, o vereador Diomar Formenton (PT), proponente da reunião, conduziu os trabalhos juntamente com o Presidente da ALM, José Antônio Caetano Braga e com o Prefeito de Mato Queimado e Presidente da AMM, Nelson Hentz. Os vereadores Lauri Juliani (PDT), presidente em execício do Legislativo Municipal, Osvaldir Ribeiro de Souza (PMDB) e Gilberto Corazza (PT) também estiveram contribuindo com os trabalhos.

Conforme reiteraram as lideranças, o setor passa por uma grande crise, que decorre tanto pelo não pagamento do produto, quanto pela baixa credibilidade que o leite gaúcho conquistou nos últimos tempos. A exigência de uma produção mínima de leite, que varia entre 50 a 100 litros diários, também, tem causado prejuízos e transtornos aos produtores da região. De acordo com Formenton, o requisito exclui grande parte dos agricultores do processo de comercialização, o que gera desgastes e grandes perdas às famílias que têm no leite a sua principal fonte de renda.

Medidas emergenciais
Linha de crédito para subsidiar os produtores, campanha para resgatar a valorização da qualidade do leite gaúcho, assim como uma fiscalização rigorosa das empresas que se instalam nos municípios, são algumas das ações emergenciais a serem solicitadas e implantadas. Além disso, lideranças regionais irão cobrar a obrigatoriedade da aquisição do leite, derivado das pequenas propriedades rurais, por parte de empresas favorecidas com incentivos fiscais. Outra ação que será colocada em prática, já nos próximos dias, é a divulgação ampla dos nomes das empresas inadimplentes.

Políticas Públicas que garantam a comercialização do produto, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Merenda Escolar (PNAE), assim como a busca pela equação do preço do litro de leite, que em alguns locais na região das Missões está sendo vendido por menos de 40 centavos, também integram a lista de ações que serão priorizadas e desenvolvidas. Para o prosseguimento da mobilização, uma comissão de trabalho, envolvendo representantes da ALM, AMM, sindicatos e entidades ligadas à área, foi estabelecida. O objetivo é unificar e fortalecer as ações.
“Se nada for feito rapidamente, os produtores de leite serão obrigados a abandonarem suas propriedades. Contudo, acreditamos que esta mobilização conjunta representa um avanço significativo na luta para resgatar a imagem positiva do leite gaúcho e fortalecer a negociação com todas as empresas que têm dívidas com os produtores. Queremos a valorização do produto e uma perspectiva de futuro melhor para os nossos produtores», afirmou Formenton, integrante da Comissão estabelecida durante o encontro.

http://radioprogresso.com.br/?pg=desc_noticia&id=13796&nome=Lideran%C3%A7as%20definem%20medidas%20para%20produtores%20de%20leite%20da%20regi%C3%A3o

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas