#Libere o valor dos dados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Como seu negócio pode liberar dados para terceiros? Já passou da hora de perguntar

Informações se tornam mais valiosas quando alguém toma uma boa decisão baseando-se nelas. Uma lista de números em bilhetes de loteria pode valer milhões antes do sorteio e nada depois. A informação correta nas mãos de um médico pode salvar a vida de um paciente.

Para descobrir, gerar, coletar, armazenar, proteger, analisar, distribuir e retirar informação usa-se tecnologias para gerenciar o ciclo de vida da informação. Note que acabamos de definir tecnologia da informação.

Algumas informações tíªm propriedades únicas. Quando compro leite no supermercado, eu pago US$ 3. Eu perco o dinheiro, mas ganho o leite em troca, enquanto o estabelecimento perde o leite e ganha o dinheiro. Mas quando informações são compartilhadas, a fonte pode não perder nada – ela ainda retém a informação – enquanto a outra parte ganha.

í‰ um jogo positivo de soma e um dos elementos essenciais que tornam a Internet e o código aberto sucessos tão grandes. Ao liberar e compartilhar algumas de suas informações, as empresas podem criar ricos ecossistemas externos que processam e misturam informações de diferentes fontes para revelar seus valores escondidos. Esse compartilhamento pode ser muito benéfico para a fonte da informação também.

De acordo com a Gartner, as quatro grandes forças da TI hoje são mobilidade, social, nuvem e informação. Eu discordo dessas categorias, porque as tríªs primeiras são parte da mais fundamental quarta categoria de revelação de valor da informação. A mobilidade desloca a informação. O social cria oportunidades de compartilhamento de informação e um ambiente para inovação. A nuvem desconecta a tecnologia da informação, colocando a íªnfase no I de TI. Este artigo da PricewaterhouseCoopers discute o conceito “I de TI”.

Minha experiíªncia é que poucas empresas tíªm planos estratégicos para relevar o valor escondido de suas informações. Poucas delas se perguntam: Por que não compartilhamos determinada informação? Como podemos tornar nossa informação mais valiosa?

E não é um dilema apenas para empresas. Com a consumerização da TI, não estamos apenas criando redes wireless domésticas, mas nos forçando a responder perguntas como: que tipo de informação posso compartilhar mantendo minha privacidade enquanto torno a tecnologia mais reagente í s minhas necessidades?

Ao compartilhar informações, criamos novas indústrias. Em 2.000, o governo dos EUA disponibilizou sinal de GPS de alta qualidade, gerando redes de sensores de estrada que coletam dados de tráfego (O Waze, por exemplo, coleta e exibe condições do tráfego em tempo real via crowdsource). Quando combinados com mapas digitais, os dados oferecem novos valores. Com base, em partes, em todo esse trabalho, os carros que se dirigem sozinhos, um possí­vel negócio de trilhões de dólares, de acordo com a Forbes, se tornam realidade.

Minha visão é que liberar o valor da informação é uma “intuição lenta” e que pode ganhar força sob as quatro forças da Gartner. Essa intuição tende a chegar num ponto em que a curva se transforma de linear para exponencial. Lembra da adoção do PC e da Internet? Estamos no ponto crucial da revelação do valor da informação?

Devemos ir além de “rápido e barato”. Conforme vocíª avalia a estratégia de sua empresa, considere planos que tornem suas informações mais valiosas. Veja se pode compartilhar um pouco dessa informação ou usar informações de outros para descobrir valores escondidos.

http://informationweek.itweb.com.br/12900/libere-o-valor-dos-dados-compartilhe-os/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas