#Leite:Vacas jersey produzem 40% a mais que animais de outras raças

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

As expectativas para a raça este ano também são positivas. Segundo Giselda, um estudo realizado nos Estados Unidos, afirma que uma vaca jersey produz 40% a mais que uma vaca leiteira de outra raça.

O ano de 2013 foi maravilhoso para os criadores de gado jersey, declara a superintendente da Associação dos Criadores do Gado Jersey do Brasil, Giselda Mendonça.As expectativas para a raça este ano também são positivas. Segundo Giselda, um estudo realizado nos Estados Unidos, afirma que uma vaca jersey produz 40% a mais que uma vaca leiteira de outra raça.

 

A superintendente conta que o destaque de 2013 para a raça, foi ter batido o recorde no torneio leiteiro, com animais de até 36 meses. O vencedor foi um animal de primeira cria, que pariu com 26 meses e produziu mais de 46 quilos de leite por dia.

 

– O torneio mostrou como o jersey é uma vaca de produção de leite mesmo, uma máquina – define.

 

Esse animal vencedor, de aproximadamente 380 quilos, produz por dia 15% do seu peso em leite. Giselda explica que como a vaca é de uma raça menor, ela precisa de menos quantidade de alimento para se manter. Ela comenta que também é possível colocar mais animais jersey no mesmo local.

 

– Por exemplo, se você coloca duas de outra raça, você coloca três jersey. Assim é a rentabilidade da raça jersey – relata.

 

Segundo a especialista, estudos dos Estados Unidos provam que uma vaca jersey, além de ser mais precoce, no sentido de produzir mais cedo e de ter sua cobertura antes, também é mais longeva, ou seja, tem sua vida produtiva maior, resultando em mais tempo produzindo leite.

 

– É um leite mais rentável, o lacticínio está pagando mais caro por esse leite. Segundo estudos dos EUA, uma vaca jersey rende 40% a mais que uma outra vaca leiteira – revela.

 

Giselda afirma que, atualmente, a produção do leite jersey está sendo um negócio muito rentável.

 

– No Vale do Paraíba, os criadores estão recebendo de R$ 1,47 a R$ 1,53 por litro de leite jersey – diz.

 

Para ela, o leite está valorizado. Segundo Giselda, hoje o Brasil está com o leite mais caro do mundo.

 

– O cenário é positivo para o produtor. Além de tudo, o leite jersey produz 15% a mais de cálcio e 25% a mais de proteína – divulga.

 

Para 2014, a associação planeja realizar teste de progênie em animais da raça.

 

– Os animais do Brasil são muito bons, mas nós não temos como provar. Já fizemos um acordo com a Embrapa, então, em 2014, iremos começar os testes de progênie de jersey – assegura.

 

Neste ano, Giselda conta que haverá um circuito de exposições nacional. O evento será realizado em diversas regiões do país, para dar possibilidade de mais criadores participarem.

 

 

RURALBR

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas