Leite:Seca danifica lavouras de soja e milho e afeta cidades do Sul do RS

As maiores perdas são nas lavouras de soja, milho e na produção de leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Herval teve decreto de emergência homologado pelo governo do estado. Outros cinco municípios devem enviar documentação nos próximos dias.

A estiagem castiga municípios da Metade Sul do Rio Grande do Sul há mais de dois meses. As maiores perdas são nas lavouras de soja, milho e na produção de leite. Segundo a Defesa Civil, apenas um município já teve o decreto de situação de emergência homologado. Outros cinco, no entanto, devem enviar a documentação para homologação nos próximos dias.

Em Pedras Altas, a estimativa é de que 60% da lavoura de soja tenha sido perdida. “Essa lavoura que era para ser 50, 60 sacas por hectare, não dá 20”, queixa-se o produtor rural Nilson Buss. Segundo a Emater, o prejuízo na agricultura do município ultrapassa R$ 27 milhões.

Além da produção agrícola, a escassez de chuva preocupa moradores de Bagé. Na barragem da Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, a água evapora rapidamente, com o tempo seco e a temperatura elevada. O nível está mais de 3 metros abaixo do normal.

No ano passado, no mês de março choveu mais de 200mm em Bagé. No mesmo período deste ano foram apenas 30mm. No entanto, mesmo com a redução diária dos níveis da barragem, as autoridades ainda não falam em racionamento de água.

Cerrito também sofre com a falta de chuva. A queda na produção de leite chegou a 25% nos últimos dois meses e ao menos 51 famílias não têm mais água em casa. Elas são abastecidas por caminhões-pipa. A estiagem também afeta lavouras de milho e soja do município. A prefeitura estima prejuízo de 425 mil reais.

A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Pelotas informou que faz visitas e orienta os prefeitos sobre os procedimentos necessários ao decreto de situação de emergência, bem como sobre o envio do documento para homologação do Estado.

Por enquanto, apenas o município de Herval está com o documento homologado. Conforme a Defesa Civil, Canguçu, Jaguarão e Pedras Altas decretaram situação de emergência em nível municipal e estão em fase de correções e análises para encaminhar a homologação ao governo estadual.

Os municípios de Cerrito e Pedro Osório assinaram decreto nesta terça-feira (14) e devem enviar a documentação para homologação nos próximos dias. Morro Redondo está em fase de análise de danos e também deverá assinar o decreto de situação de emergência. Para quinta (16), está prevista uma vistoria nas localidades afetadas pela seca.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2015/04/seca-danifica-lavouras-de-soja-e-milho-e-afeta-cidades-do-sul-do-rs.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas