#Leite:Seca castiga Norte do estado do Rio e mais de 1.700 animais já morreram

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Gravidade da situação deixa São Fidélis em estado de emergência.
Em São Francisco, situação só não é pior, pois o gado está sendo vendido.

O gado que resiste parece não ter tanto tempo de vida (Foto: Cléber Rodrigues/Intertv Planície)O gado que resiste parece não ter tanto tempo de vida (Foto: Cléber Rodrigues/Intertv Planície)

Chuva é o que todo produtor rural do Norte do estado do Rio de Janeiro vem esperando nos últimos meses. Devido à estiagem, mais de mil cabeças de gado morreram em São Fidélis e cerca de 700 animais morreram em São Francisco de Itabapoana.

Na madrugada desta segunda-feira (20), choveu na região, mas a Defesa Civil considerou insuficiente a quantidade que chegou próxima dos 6 milímetros. A situação é tão grave que a prefeitura de São Fidélis decretou estado de emergência desde o dia 30 de setembro. São Francisco está levantando um estudo para avaliar o dano e também deve decretar emergência nos próximos dias.

Depois que o município decreta emergência, o pedido de ajuda é enviado à Brasília. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, todos os processos passam por análise técnica da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O processo do município de São Fidélis está em análise para que a situação seja reconhecida pelo Governo Federal.
Em São Francisco, para onde quer que se olhe, animais mortos são vistos. O gado que resiste parece não ter tanto tempo de vida. O produtor Marcelo Crespo Gomes contou que em 100 anos esta é a pior seca que a família dele já viveu. A estiagem castiga o município e gera prejuízos consideráveis. Das 100 cabeças de gado da propriedade de Marcelo, 18 morreram. Cerca de R$ 40 mil perdidos.

Orlando Hentzy também é produtor rural e disse que fica muito triste de ver a seca e não poder fazer nada. “Já tirei 350 litros de leite por mês e hoje tiro no máximo 20. A vaca não tem nada pra comer”, contou. Nos últimos 3 meses, 40 cabeças de gado morreram na propriedade de Orlando, em São Fidélis, 13% de todo o rebanho.

No município de São Francisco, a situação só não é pior porque muitos criadores de gado estão optando em vender os animais para outras regiões, mesmo com preço abaixo do mercado. A perda total do rebanho chega a 15%. Além do gado, a lavoura está prejudicada. A produção leiteira sofreu queda de mais de 30 %. Produtor que antes tirava cinco baldes de leite, hoje tira apenas um.

Em São Fidélis, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura, a perda na olericultura é de 60% e na produção de leite, 90%. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, já são pelo menos seis meses sem chuva significativa na região. Sem comida para alimentar o gado, o produtor teme por mais perdas.

“Além da falta de chuva, também enfrentamos dificuldades para pegar cana. Às vezes, por conta das longas filas, um caminhão sai às 5h para buscar o alimento e só retorna às 21h. Se a gente tivesse 50 caminhões de cana não seria o suficiente para atender os produtores e a cana está acabando. Todo mundo busca a cana porque é um recurso mais barato, mas ela já está ficando cara”, explicou o secretário de agricultura de São Fidélis, Gilberto França.
http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2014/10/seca-castiga-norte-do-estado-do-rio-e-mais-de-1700-animais-ja-morreram.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas