#Leite:Fonterra consegue adiar processo judicial da Danone

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O processo judicial da multinacional francesa Danone contra a cooperativa de lácteos neozelandesa, Fonterra, foi colocado em espera de forma que as companhias podem ir à julgamento.

A Danone, que é dona da divisão de fórmulas infantis Nutricia, lançou uma ação legal contra a Fonterra após cancelar seu contrato de abastecimento com a cooperativa esse ano. A disputa surgiu por causa do medo gerado pelo medo de contaminação com a bactéria causadora do botulismo no ano passado, que custou à Danone €350 milhões (US$ 473,44 milhões). A Danone alegou que a Fonterra violou a Lei de Comércio Justo ao fazer falsas afirmações nos estágios iniciais do caso, que levaram a um recolhimento massivo de proteína de soro de leite em pó usada para fórmulas infantis. A Nutricia teve que recolher 67.000 latas da fórmula infantil da marca Karicare.

A Danone abriu um processo separado contra a Fonterra para julgamento em Cingapura. A Fonterra argumentou que o processo no Supremo Tribunal de Auckland deveria esperar até que o resultado desse julgamento fosse decidido.

Durante a audiência no Supremo Tribunal, o advogado da Fonterra, Alan Galbraith, disse que o processo da Danone estava sendo feito da forma errada e mirando a companhia errada. Porém, o advogado da Danone, David Goddard, disse que esse adiamento seria injusto e o julgamento poderia levar mais de um ano para se completar. O juiz, Geoffrey Venning, decidiu que os dois casos estavam suficientemente conectados e que seria “irrealista” lidar com eles separadamente sem referência um com o outro.

“Em minha visão, o julgamento deve ser feito primeiro, porque as partes concordaram que o processo de julgamento foi aplicado às queixas que surgiram com relação ao fornecimento de produtos pela Fonterra à Danone”, disse o juiz. “A disputa central nessa questão está entre Fonterra e Danone”.

Entretanto, ele deixou a porta aberta para a Danone remover esse adiamento se a Fonterra atrasar o julgamento.

A reportagem é do http://www.stuff.co.nz, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas