#Leite:Cooperativa visita associação Cajuleite em Cajueiro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Dando continuidade às visitas nas cidades com propriedades rurais produtoras de leite interessadas em participar do programa de melhoramento genético, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), visita nesta terça-feira, 22, produtores no município de Cajueiro.
Reunião faz parte do programa de melhoramento genético; no encontro, produtores serão cadastrados
Dando continuidade às visitas nas cidades com propriedades rurais produtoras de leite interessadas em participar do programa de melhoramento genético, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), visita nesta terça-feira, 22, produtores no município de Cajueiro.

O encontro será na Associação de Produtores de Leite de Cajueiro (Cajuleite), e contará com a presença dos engenheiros agrônomos da CPLA e articuladores do programa, Gustavo Ramos e Glauco Yves, além de profissionais do laboratório Nordeste In Vitro, responsável pela transferência dos embriões. Na ocasião, será realizado o cadastro dos produtores interessados em fazer parte do programa.

Segundo Glauco Yves, cinco produtores receberão duas prenhes cada, totalizando dez aquisições da associação. “Após o cadastro, os profissionais do laboratório voltarão para realizar as transferências dos embriões”, disse.

Preparação

No último sábado, 19, profissionais da CPLA visitaram os rebanhos a fim de realizar exames nos animais, buscando detectar qualquer problema que possa impedir as transferências. A visita também foi uma preparação para os proprietários dos gados, no intuito de esclarecer dúvidas, mostrar o papel da Cooperativa e da associação ao qual o produtor faz parte em relação ao programa.

“O acompanhamento é muito importante, pois através desse conhecimento dos animais que poderemos ter certeza de que se trata do animal certo para receber a transferência”, disse Glauco Yves, que participou do encontro no último sábado.

Investimento no rebanho

Os produtores de Cajueiro vêm realizando diversos investimentos para a melhoria genética do rebanho da região. O Programa do Leite está instalado na região há nove meses, tendo começado com 200 litros de leite e atualmente já produz 700 litros.

A introdução de touros da raça Gir e investindo em vacas com sangue holandês e Girolando. Como consequência, há uma diminuição da quantidade de vacas por área, e o aumento na quantidade de leite produzido, através de animais mais produtivos.

A exemplo do presidente da Cajuleite, Adevan (foto) que investiu na compra de uma vaca de sangue holandês para auxiliar na melhoria do rebanho. Outro produtor que investiu bastante foi João Gaspaziano, que adquiriu três vacas de sangue holandês para auxiliar no manejo dos animais.

“Dessa forma, está havendo uma grande aceitação por parte desses produtores, para melhorar cada vez mais seus rebanhos e essa nova geração de vacas que está por vir, através desse programa”, finalizou Glauco.

O Programa

O projeto de “Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Alagoas” tem o intuito de promover o avanço genético dos bovinos do Estado. Com a aquisição de 300 embriões, a CPLA tem realizado, desde o mês passado, visitas as cidades para escolha dos produtores que estarão aptos a investir no melhoramento genético de seus bovinos.

A inciativa acontece através da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL) e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o projeto promoverá a fertilização in vitro de embriões a produtores do estado e será executado através da empresa Nordeste In Vitro, do grupo In Vitro Brasil.

http://www.tribunahoje.com/noticia/111226/cooperativas/2014/07/22/cooperativa-visita-associaco-cajuleite-em-cajueiro.html

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas