#Leite:#Cooperativa da ilha do Pico terá nova gestão e dívida será renegociada

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje uma solução que «dá garantias de futuro» para o setor leiteiro do Pico, uma vez que a LactAçores vai assumir a gestão da LactoPico, cooperativa em risco de encerrar devido a dívidas

«Está tudo resolvido? Não, não está. Esta é uma solução que coloca o futuro do setor leiteiro da ilha do Pico numa nova perspetiva. Dá futuro a este setor”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas, acrescentando que não se trata de uma «solução miraculosa» nem de uma «varinha mágica».

O presidente do Governo Regional dos Açores falava após uma audiência com o presidente da direção da LactoPico – Cooperativa de Laticínios da ilha do Pico, Jorge Pereira, e o presidente da LactAçores (União das Cooperativas de Laticínios dos Açores UCRL), Gil Oliveira.

O entendimento alcançado permite que a LactAçores assuma a gestão industrial e comercial da LactoPico e o passivo vai ter que ser renegociado.

Vasco Cordeiro disse que continua a ser necessário «muito trabalho», lembrando que continua a existir «um passivo» da cooperativa.

“Mas, aquilo que hoje se conseguiu foi exatamente esse sentido de futuro para o setor leiteiro da ilha do Pico”, sublinhou, salientando que neste processo o Governo Regional desenvolveu «um trabalho de concertação» que decorreu de forma «reservada e silenciosa indo àquilo que era o essencial».

Vasco Cordeiro sublinhou que esta solução surge também “num exercício de espírito cooperativo da parte da Lactaçores, que se disponibiliza «a auxiliar» a cooperativa Lactopico, que demonstrou «também persistência e determinação em não desistir do setor leiteiro da ilha».

O presidente do Governo açoriano reiterou que a solução “não é passar um cheque para pagar dívidas», mas opções que tragam “futuro, sustentabilidade” para o setor na ilha. Destacou ainda o papel de uma entidade bancária neste processo, a Caixa de Crédito Agrícola dos Açores, pela sua «compreensão e disponibilidade em ser parte na solução”.

O presidente da LactAçores, Gil Jorge Oliveira, explicou que a União das Cooperativas vai assumir a gestão industrial e comercial da LactoPico em conjunto com a atual direção e o passivo vai ter de ser negociado com a banca.

“Vamos tentar colaborar no sentido de produzir produtos com inovação, fazer uma economia de escala, trabalhar no sentido de aproveitar o quadro técnico que já temos a nível de industrialização e a nível de gestão», salientou.

Quanto ao presidente da cooperativa LactoPico, Jorge Pereira, salientou que foi alcançado “um bom acordo” que permite “traçar um rumo” com vista à “viabilidade” da fábrica.

Jorge Pereira disse ainda que as questões técnicas vão ser definidas «em reuniões futuras», adiantando que já está agendado para «segunda-feira» um encontro com os produtores.

http://www.acorianooriental.pt/noticia/cooperativa-da-ilha-do-pico-tera-nova-gestao-e-divida-sera-renegociada

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas