#Leite:Agroindústria familiar do Rio Grande do Sul aposta em capacitação para crescer

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

 

Doce de Leite, queijos, manteiga, bebida láctea, e achocolatado são algumas das delícias produzidas pela agroindústria Della Rosso, localizada na comunidade de Santa Gema, interior de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Da união de Maria Rosicler Della Méa e Edemir Rosso nasceu a empresa do setor de laticínios e também o nome do empreendimento rural que hoje comercializa seus produtos na Feira do Produtor, aos sábados, e em três mercados de porte médio do município.

 

A empresa que cresceu e faz sucesso na região é resultado do gosto e do talento de Maria Rosicler pela produção de queijos para o consumo familiar. A vocação, herdada da mãe, aperfeiçoou-se com a realização de cursos junto à Emater/RS-Ascar e com a comercialização do produto aos familiares, que incentivaram e sugeriram novas ideias ao casal. Entre 2008 e 2009, a demanda pelos queijos começou a crescer e a família resolveu formalizar o negócio. No mesmo período, a filha do casal, Denise Rosso, formou-se em Nutrição pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e optou por residir e trabalhar junto aos pais, com seu marido, Leandro Casanova.

 

No início de 2011, a família decidiu dar um passo maior e iniciar, de fato, a agroindústria Della Rosso, produzindo, além dos queijos, outros produtos derivados do leite. «Legalizamos e buscamos financiamento para construirmos a sede da empresa», comenta Denise. Assim como a irmã, Leonardo Rosso, o outro filho do casal, está utilizando sua formação em Agronomia para contribuir com a produção e o aumento da qualidade do leite. «Não utilizamos nenhum conservante em nossos produtos. É tudo natural», orgulha-se o patriarca da família, Edemir Rosso.

 

A família está satisfeita com os resultados da agroindústria, pretendem crescer, mas seguem com cautela. «Sabemos que há mercado para nossos produtos, mas temos aumentado a nossa produção aos poucos. Na Feira do Produtor, por exemplo, conseguimos comercializar cem quilos de produtos a cada sábado», afirma o produtor.

 

A Agroindústria Della Rosso está contando com as capacitações do Sebrae no Rio Grande do Sul para expandir e se fortalecer no mercado. Desde 2012, a empresa participa do projeto Setorial Sistemas Agrofamiliares da Regional Planalto. Por meio dessa iniciativa, tiveram acesso a diversas soluções da instituição, como o Sebraetec, oportunidade em que criaram o site da empresa e receberam apoio para participar da Feira Expoacisa, que ocorre, anualmente, em Passo Fundo.

 

Segundo a gestora do projeto no Sebrae no estado, Diane Sensolo, a família empreendedora também realizou o Curso De Olho na Qualidade Rural Sebrae, que trabalha conceitos como descarte, organização, limpeza, higiene e ordem. «Essa solução traz novos hábitos para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, otimizando recursos, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos, e respeitando a relação com o meio ambiente», explica Diane.

 

Segundo a gestora, a empresa seguirá no projeto em 2014 e a tendência é crescer ainda mais. «É muito gratificante fazer parte do desenvolvimento da agroindústria Della Rosso e perceber o empenho de todos rumo a outras conquistas», destaca a gestora.

 

Mais informações

 

Central de Relacionamento Sebrae/RS

Telefone: 0800 570 0800

 

Della Rosso

Telefone: (54) 9619-4200

E-mail: agrodellarosso@yahoo.com.br

Website: www.dellarosso.com.br

 

FONTE

 

Sebrae no Rio Grande do Sul

Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS

Telefone: (51) 3216-5165

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas