#Leite: Sertão de Alagoas será pioneiro na expansão do Programa Balde Cheio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia

Em uma ação pioneira no Brasil, o Programa Balde Cheio, que já beneficia a milhares de pecuaristas em todo território nacional, passa a englobar a criação de ovinos e caprinos, tendo como primeira experiência a criação de animais no Sertão de Alagoas. O Programa já existia, em caráter experimental, desde 2013 e será renovado até o fim de 2014. No total, 42 criadores do Sertão alagoano serão beneficiados.

O Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. O objetivo é qualificar profissionais de extensão rural e produtores, promovendo troca de informações sobre técnicas e o monitoramento dos impactos ambientas, sociais e econômicos, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias.

De acordo com o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura no Sertão, Reginaldo Guedes, após a implantação do Programa, durante os sete meses da fase de testes, foi constatado um aumento de 320% na produção de leite. “O Programa não só melhora a produtividade, como também a eficiência na produção de leite caprino”, afirma.

O gestor afirma ainda que o pequeno produtor vai ter mais autonomia e gerar mais renda para a família. “O programa vai melhorar a qualidade de vida dos criadores, além de produzir um alimento com mais qualidade”, conclui.

O projeto em Alagoas tem o apoio das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande); Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Cooperativa de Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa); Embrapa Alagoas e Sebrae.

por Agência Alagoas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas