#Leite: projeto define critérios para teste de brucelose

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Consulta pública ficará 30 dias no site do Ministério da Agricultura

 

O Ministério da Agricultura colocou em consulta pública a proposta de instrução normativa que define os requisitos e critérios para a realização de diagnóstico sorológico de brucelose, por meio do método denominado Teste de Polarização Fluorescente (FPA). O projeto ficará disponível para consulta por 30 dias no site do Ministério da Agricultura, para receber sugestões de órgãos públicos, entidades ou pessoas interessadas.

 

O exame permite calcular em poucos minutos a quantidade de anticorpos presente nas amostras de soro ou leite. Segundo o Ministério da Agricultura, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) indica o teste tanto para o trânsito internacional de animais quanto para diagnóstico de rotina nos países, devido a sua qualidade. O governo já aprovou o teste, mas aguarda resultado da consulta pública para a regulamentação.

 

Gabriela Bicca da Silveira, chefe da Divisão de Brucelose e Tuberculose, explica que uma das bases do programa e do teste é o sacrifício dos animais afetados pelas doenças, para o rígido controle do processo de diagnóstico. A fim de evitar a destinação inadequada de animais reagentes, além da exigência de credenciamento de laboratório para realização do exame, é necessária a participação de médico veterinário habilitado, profissional que responde pelas ações a campo, como a colheita e envio de material para o laboratório, disse ela.

 

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI346110-18530,00-LEITE+PROJETO+DEFINE+CRITERIOS+PARA+TESTE+DE+BRUCELOSE.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas