#Leite: produção pode recuar até 10% com falta de chuvas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

produção de leite do Estado pode cair até 10% em fevereiro ante janeiro, se as chuvas não forem suficientes para melhorar as condições das pastagens.

Pastagens se encontram fibrosas, tendo seu valor nutricional comprometido e insuficiente na alimentação do animal

Pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (IEA-Apta), em avaliação sobre os possíveis danos provocados pela estiagem prolongada, disseram que a produção de leite do Estado pode cair até 10% em fevereiro ante janeiro, se as chuvas não forem suficientes para melhorar as condições das pastagens.

 

Segundo técnicos do setor, as pastagens deveriam apresentar boa qualidade nos meses de verão, mas hoje se encontram muito fibrosas, tendo seu valor nutricional comprometido e insuficiente na alimentação do animal diante da falta de precipitações.

 

Na falta de pastagem boa, os produtores precisam suplementar a alimentação dos animais. Conforme os técnicos do IEA, a utilização da alimentação suplementar via uso de silagem, por exemplo, não é 100% praticada pelos produtores de leite do Estado.

 

«Assim, aqueles que não contam com silagem para garantir o fornecimento de alimento para o gado, caso continue a ausência de chuvas, deverão ter sua produção comprometida em plena safra», explicaram os pesquisadores, em nota. Eles afirmam que as previsões meteorológicas para todo o Estado sinalizam chuvas para o mês de fevereiro, mas é preciso ficar de olho se elas serão suficientes para recuperar as condições das pastagens.

 

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Leite/noticia/2014/02/leite-producao-pode-recuar-ate-10-com-falta-de-chuvas.html

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas