#Leite: Nestlé é a empresa de melhor reputação do País

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

A suíça Nestlé é a empresa de melhor reputação do Brasil, segundo a última pesquisa Brasil Reputation Pulse, elaborada pela consultoria americana Reputation Institute. O estudo considera as 100 maiores companhias em atuação no País, e aborda sete pontos que compõem a reputação de uma empresa: produtos e serviços; inovação; ambiente de trabalho; governança; cidadania; liderança; e desempenho financeiro. A pesquisa foi baseada em uma enquete online nas principais capitais brasileiras, que contou com a participação de mais de 6.600 pessoas de 18 a 65 anos.

Segundo a pesquisa, a Nestlé se destacou em todas as dimensões: produtos e serviços (primeiro lugar); inovação (primeiro lugar); ambiente de trabalho (segundo lugar); governança (primeiro lugar); cidadania (primeiro lugar); liderança (segundo lugar); e desempenho financeiro (segundo lugar). No total, a companhia somou 82,1 pontos, à frente da Honda, com 80,6 pontos.

O documento do Reputation Institute destaca o peso do setor de bens de consumo no ranking das 20 empresas mais bem posicionadas. Segundo a consultoria, o motivo é o próprio perfil de atuação dessas companhias, que fornecem produtos que satisfazem necessidades práticas de consumo dos indivíduos. “Ao se tornarem mais próximas dos consumidores, essas marcas geram relações de preferência e confiança, o que resulta em um vínculo emocional”, afirma o documento.

O que chama a atenção, porém, é que, das 20 empresas que lideram o ranking de reputação, apenas sete são de capital nacional. A Natura é a mais bem colocada, em sétimo lugar, com 77,1 pontos. As demais são: BRF (12º lugar, 74,8 pontos); Lojas Americanas (14º lugar; 71,6 pontos); Grupo Votorantim (15º lugar; 71,4 pontos); Ipiranga (16º lugar; 71 pontos); Caixa Econômica Federal (17º lugar; 70,4 pontos); e Ambev (19º lugar; 69,1 pontos).

Lição de casa

Para Marcus Dias, diretor do Reputation Institute no Brasil, alguns aspectos ainda pesam sobre as empresas de capital nacional e dificultam sua ascensão a posições mais elevadas do ranking. O primeiro são os próprios setores em que as maiores companhias nacionais atuam. Como a amostra é tirada das 100 maiores empresas em operação no País, o grupo de brasileiras apresenta uma concentração em setores da indústria de base, como óleo e gás e mineração. “São setores que, tradicionalmente, possuem uma reputação menos forte que áreas como bens de consumo”, afirma Dias.

Além disso, alguns aspectos que formam a reputação das companhias ainda podem melhorar no País. Um deles é a governança das empresas brasileiras, não necessariamente interpretada como a governança técnica, que o mercado de capitais avalia, como a qualidade do conselho de administração. “Essa governança é mais relacionada ao grau de ética, transparência e organização das empresas”, diz o executivo. Segundo Dias, até 2008, a maior preocupação dos consumidores brasileiros era com ações de cidadania das empresas. Com a crise global, a comunidade passou a se preocupar mais com aspectos de governança. “As pessoas passaram a se perguntarem se as empresas agem de modo ético e transparente”, diz. “Elas realmente entregam os resultados que divulgam?”

Dias também lembra que não há atalhos para melhorar a reputação de uma companhia. O mais óbvio, investir em campanhas publicitárias para polir a imagem, tem um alcance limitado. “É preciso que a empresa apresente coerência entre o que diz para o público e o que faz”, afirma. “O que ela diz é a sua marca; como ela é percebida pelos consumidores é a sua reputação”. Segundo o executivo, a Natura construiu sua reputação justamente ao lidar bem com uma questão cara aos brasileiros: a sustentabilidade e o meio ambiente.

Cultivar uma boa reputação não é apenas um luxo de imagem: trata-se também de um bom negócio. Segundo o Reputation Institute, as empresas mais bem colocadas no ranking são também as que recebem mais apoio do público em três aspectos: recomendação da marca para terceiros; disposição para comprar os produtos da empresa; e interesse em trabalhar nela. A Nestlé, líder do ranking, por exemplo, teria seus produtos recomendados por 88,5% dos entrevistados; 91,1% deles comprariam seus produtos; e 83,5% têm interessem em trabalhar lá. “A reputação também é forte elemento de competitividade, porque mede sua capacidade de mobilizar todos ao seu redor”, diz Dias.

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20140818/nestle-empresa-melhor-reputacao-pais/181834.shtml

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas