#Leite: Metade da produção brasileira de alimentos passa por uma cooperativa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O ramo agropecuário tem a marca registrada do espírito democrático do movimento cooperativista, pois congrega grandes, médios e pequenos produtores rurais, que são responsáveis por aproximadamente 48% da safra brasileira de grão, com destaque para 57% de soja e 48% de café. O setor também tem participação expressiva na oferta de leite e derivados, e na produção de carnes de suínos e aves.

As dez maiores cooperativas brasileiras (singulares e centrais), que estão no ranking das 100 maiores empresas brasileiras, movimentaram no ano passado R$ 30,8 bilhões, reunindo 179 mil associados. Vale destacar que em algumas delas mais da metade do quadro social é composto por agricultores familiares. Segundo o IBGE, cerca de 70% das propriedades agrícolas vinculadas às cooperativas do sistema têm até 50 hectares.

Para dar suporte aos seus associados, as cooperativas agropecuárias atuam em todos os elos da cadeia produtiva: antes, dentro e depois da porteira. Elas fornecem insumos, máquinas e equipamentos para os seus cooperados; transferem tecnologia por meio dos seus 8 mil técnicos (engenheiros agrônomos e florestais, veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas); e promovem a venda da produção em melhores condições de negociações, tanto in natura como produtos de maior valor agregado.

Um papel importante desempenhado pelas cooperativas agropecuárias é na armazenagem da produção, que possibilita reduzir a oferta logo após a colheita da safra e diminuir a pressão baixista sobre preços. Segundo dados oficiais das 143 milhões de toneladas de capacidade estática de armazenagem existente no Brasil cerca de 20% pertencem as cooperativas agropecuárias, ou seja 30 milhões de toneladas. Neste contexto, é importante ressaltar que espera-se um crescimento na participação do sistema cooperativista em função do Plano Nacional de Armazenagem (PNA), implementado para a safra 2013/14.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, ao comentar estes dados, ressalta a importância do setor cooperativista para que os produtores possam ter mais acesso a tecnologias e insumos, bem como para ganhar economia de escala nos processos de compra e venda e acesso ao mercado. Ele observa que para prestar maior apoio aos agricultores o setor conta com a atuação da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) no Congresso Nacional. Na atual legislatura a bancada é formada por 210 deputados federais e 29 senadores de todos os partidos.

Ele explica que a representação política do cooperativismo está ligada ao acompanhamento contínuo e à atuação efetiva em mais de 550 projetos de lei, medidas provisórias e demais proposições de interesses do setor. No ano passado foram conquistados avanços significativos no marco regulatório, com impacto mensurável de mais de R$ 1 bilhão de economia para as cooperativas, por meio da aprovação de medidas provisórias que trataram sobre a desoneração da folha de pagamento.

Márcio Lopes, ao comentar o resultado do primeiro turno das eleições deste ano, observa que o saldo foi bastante positivo na escolha e no apoio aos candidatos, pois índice de reeleição entre integrantes da Frencoop superou ao apresentado entre os demais congressistas. Em relação ao segundo turno da corrida presidencial, Lopes lembra que a OCB já apresentou as propostas do setor e acredita que “este é o momento ideal para que o cooperativismo, como movimento apartidário, possa se fortalecer dentro da agenda dos candidatos, demonstrando os nossos inúmeros diferenciais como alternativa de desenvolvimento econômico e social”.

http://revistagloborural.globo.com/Informe-OCB/noticia/2014/10/metade-da-producao-brasileira-de-alimentos-passa-por-uma-cooperativa.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas