#Leite: Megaleite em Uberaba, MG, divulga avanços no agronegócio do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Vaca da raça Girolando bateu recorde nacional com 260 litros de leite.Polí­ticas de incentivo í  pecuária leiteira também foram discutidas.Mais de mil animais de seis raças participam dos torneios da Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite) no parque de exposições Fernando Costa, em Uberaba, no Trií¢ngulo Mineiro. A feira, que divulga os avanços das pesquisas no segmento e promove a troca de experiíªncias e informações sobre a pecuária e o agronegócio do leite, termina neste domingo (8).

Nessa sexta-feira (6), a vaca Boutique, da raça Girolando, bateu o recorde nacional em produção de leite. Em dez ordenhas, ela produziu 260 litros de leite e, agora, descansa com direito a ventilador e spray de água para aliviar o calor. Os proprietários da Boutique são do Rio de Janeiro. “O segredo é genética de um lado e trabalho com seriedade e preparação do outro”, contou o pecuarista Jorge de Souza. “O diferencial é manejo e alimentação própria”, completou o também pecuarista Marcio Luiz Alvim.

Discussões polí­ticas de incentivo í  pecuária leiteira também movimentaram a semana na Megaleite. Para o vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jonadan Ma, a redução da carga tributária poderia ajudar os produtores. «Realmente a questão dos impostos é uma briga muito grande. Precisamos ainda dessa reforma tributária», disse.
saiba mais

Enquanto o melhoramento genético aumentou a qualidade do gado na pista, acabou dificultando o trabalho dos jurados, pois definir o animal que ficará em primeiro lugar no campeonato de raças é cada vez mais difí­cil. “Com a explosão da genética desses animais nós chegamos a um patamar em que nós jurados levamos um susto”, pontuou o jurado Euclides Prata.

Na prática, dentro do curral, o melhoramento das raças leiteiras já apresenta resultado. Na fazenda do criador Luis Carlos Rodrigues, no municí­pio de Uberaba, ele conseguiu aumentar a produção e reduzir os custos selecionando o rebanho. “Nós sabemos que é o mercado quem vai ditar o preço do leite, mas o que nós temos que fazer dentro da porteira é administrar bem o nosso custo. Se extrapolar é claro que a atividade não será sustentável, não dará rentabilidade e o criador vai acabar saindo do mercado”, ressaltou Luis.

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/07/megaleite-em-uberaba-mg-divulga-avancos-no-agronegocio-do-leite.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas