#Leite longa vida cada dia mais raro de achar nos supermercados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Os consumidores que costumam comprar o leite em caixa, conhecido também como longa vida, estão sentindo dificuldades na hora de encontrar os produtos nos supermercados do Grande Recife. Devido í  forte seca que atinge o Nordeste, os produtores de leite do estado não estão conseguindo atender í  demanda das grandes redes varejistas. Para solucionar o problema, alguns supermercados estão buscando fornecedores em outros estados.

Nos últimos 15 dias, problemas no fornecimento estão deixando as gí´ndolas da rede Wal-Mart (Bompreço, Hiper e Todo Dia) mais vazias. Para tentar reduzir o impacto, o grupo está diversificando seu portfólio de marcas, além de contratar outros fornecedores. A mesma prática foi adotada pelo Carrefour. O desabastecimento atinge ainda os supermercados do Extra, que alega vir sofrendo há cerca de um ano problemas com o fornecimento de leite de caixa em Pernambuco.
A professora Catarina Guedes também reclamou dos poucos rótulos. Foto: Sávio Gabriel/DP/D.A Press
A reportagem do Diario esteve em seis estabelecimentos, no Centro do Recife, na Zona Norte e na Zona Sul. Na maioria das lojas, as prateleiras exibiam produtos de marcas especí­ficas com poucas unidades. A variedade também era menor. “Costumo comprar leite desnatado de uma marca especí­fica, mas está difí­cil achar”, reclamou o artesão Francisco José, 50, que diz vir enfrentando dificuldades para achar o leite que costuma consumir há quatro meses. A professora Catarina Guedes também reclamou da variedade dos rótulos. “A quantidade de marcas í s vezes é menor, o que me limita muito na hora de escolher.”

Segundo o presidente do Sindicato de Laticí­nios e Produtos Derivados de Pernambuco (Sindileite), Carlos Albérico, além da seca, outro problema está causando o desabastecimento. “Os produtores estão repassando 30% dos custos de produção, que aumentaram, para as redes. Mas elas não aceitam”, reclamou. O presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), Djalma Cintra, rebateu as crí­ticas. “Negociamos diretamente com as empresas. Elas é quem compram dos produtores”, justificou.

Na tentativa de ajudar a bacia leiteira do estado, o Ministério da Agricultura aprovou, no iní­cio do míªs, a utilização de leite em pó na fabricação do longa vida. A medida, que limita o uso a 35% da capacidade de cada fábrica, não está sendo suficiente para atender í  demanda. â€œí‰ uma ótima decisão, mas insuficiente para o cenário que estamos vivendo”, avaliou Carlos Albérico.
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2013/05/22/internas_economia,440682/leite-longa-vida-cada-dia-mais-raro-de-achar-nos-supermercados.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas