#Leite: Governo russo libera exportações de seis plantas brasileiras

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Empresas estão autorizadas a comercializarem carne suína e lácteos com o país

O governo russo liberou quatro novas plantas frigoríficas brasileiras para exportar carne suína ao país. A autorização vale para a Agra Agroindustrial de Alimentos S/A, de Rondonópolis (MT); a gaúcha Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda; o Frigorífico Larissa Ltda, de Iporã (PR); e uma unidade da Aurora Alimentos – a localização não foi informada pelo Ministério da Agricultura. A divulgação foi feita pelo serviço de vigilância sanitário e veterinário da Rússia (Rosselkhoznadzor) nesta quinta-feira (7/8).

Em junho, a Rússia suspendeu as importações de uma das unidades da BRF em Rio Verde (GO), sob a acusação de ter detectado hormônio de crescimento (ractopamina) em carne suína do estabelecimento. O Brasil tem 22 unidades com autorização para vender carne suína para o país; apenas oito estão liberadas. As demais estão sob restrição da defesa sanitária russa.

Lácteos

O governo russo também autorizou uma planta da Perdigão e outra da paranaense Confepar – Agroindustrial Cooperativa Central a exportar lácteos ao país. Segundo o Ministério da Agricultura, que não informou qual unidade da Perdigão recebeu a liberação, o Brasil não tinha empresas produtoras de derivados de leite habilitadas a exportar para a Rússia. A autorização foi dada após negociação com o Ministério da Agricultura para facilitar a entrada de carne, leite e derivados de leite.

As liberações ocorreram em meio ao anúncio feito hoje pelo governo russo de que irá suspender a compra de produtos dos Estados Unidos, União Europeia, Canadá, Austrália e Noruega. O gesto foi uma resposta às sanções da Europa e dos EUA envolvendo a anexação da Crimeia. A retaliação a exportadores tradicionais levou a Rússia a autorizar 89 plantas de produtos agropecuários brasileiros a entrar em seu mercado. O acordo foi negociado pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Marcelo Junqueira, do Ministério da Agricultura, que está na Rússia desde terça-feira (5/8).

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Suinos/noticia/2014/08/governo-russo-libera-exportacoes-de-seis-plantas-brasileiras.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas