#Leite: Governador anuncia apoio aos pequenos produtores

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Ela é uma das pequenas produtoras da região e dona de uma agroindústria que beneficia, atualmente, 40 litros de leite por dia, além de fabricar queijo e manteiga.

O governador Confúcio Moura visitou no último sábado (11) a sede da Associação dos Moradores do Assentamento Maria José Rique, na Linha C 18, BR-364, em Ariquemes. Acompanhado da assessora técnica da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Braganhol, ele conversou com líderes dos assentados e anunciou mais apoio ao desenvolvimento das áreas, com o objetivo de garantir incentivo aos assentados da reforma agrária.

 

Mary Braganhol foi designada para acompanhar as etapas do trabalho de regularização das terras junto ao Incra, Maria Madalena Silva, presidente da entidade de moradores, abriu a reunião e agradeceu o apoio do governo na busca da melhora da qualidade de vida e da realidade dos assentamentos. Invadida há 15 anos, a área foi desapropriada para fins de reforma agrária, dando origem à comunidade Maria José Rique, onde no último final de semana o governador assumiu o compromisso de buscar junto ao Incra por meio de uma parceria com o governo estadual a regularização definitiva da propriedade.

Ela é uma das pequenas produtoras da região e dona de uma agroindústria que beneficia, atualmente, 40 litros de leite por dia, além de fabricar queijo e manteiga. Em breve terá início também a fabricação de iogurte. “Todo o apoio que tive para o inicio da agroindústria foi na administração do então prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, e hoje como governador ele retorna para mostrar que aqui ainda temos oportunidade de avançar, de aumentar a produção”, disse Maria Madalena.

O governador propôs ao vereador Vânio Marques, da Câmara Municipal de Ariquemes e que acompanhava a comitiva, a apresentação de projeto para que o governo possa repassar os recursos. A implantação de cursos de alfabetização rápida para jovens e adultos e o fortalecimento do ensino médio na região foram outros pontos debatidos.

 

PEDIDOS – As lideranças comunitárias pediram ainda providências para acesso à Internet, telefonia e investimentos em mecanização rural. Na ocasião, o governador designou um técnico para averiguar a possibilidade de implantação das redes tecnológicas e instruiu a comunidade sobre o programa do governo federal e parceria com o governo do estado que libra financiamentos para a aquisição de maquinário no valor de até R$ 50 mil, a juros zero.

O governo explicou que, há algum tempo não visitava a comunidade, mas disse poder garantir que já houve grandes mudanças na cultura e técnicas de cultivo. “Hoje retorno com uma equipe de técnicos para dizer que o governo do estado é parceiro de quem produz, e também possui programas de aquisição dos produtos dessas pequenas propriedades, como a banana que vejo plantações consideráveis aqui na região, e representa um dos incentivos que o estado oferece”, frisou.

 

PISCICULTURA – Confúcio lembrou dos estudos para implantação do programa de piscicultura familiar para a região, pois a produção de peixe em cativeiro é atualmente uma das principais fontes de geração de empregos para a economia do Estado, em seguida, visitou o assentamento Madre Cristina, localizado na RO 257 – Travessão B-65, e recebeu das mãos do presidente Eliezer Reis, um projeto para irrigação das propriedades.

 

 

Fonte: Assessoria

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas