Leite e iogurte zero lactose ganham mercado

Agregar valor e fornecer ao mercado um produto de alta qualidade. Com essa mentalidade o produtor rural Walter Waltemberg Silva Júnior, que também é desembargador em Rondônia, iniciou a criação de vacas da raça Girolando com a finalidade de produzir leite e iogurte de qualidade diferenciada.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Os produtos são zero lactose (um tipo de açúcar) e produzidos em laticínio na capital Porto Velho. Atualmente a produção está em torno de 1.000 litros/dia, mas a meta é chegar a 5.000 litros/dia. O leite zero lactose tem digestão mais fácil e com o avanço do mercado de produtos saudáveis vem ganhando espaço entre consumidores, principalmente pelos benefícios a quem tenha algum tipo de resistência à lactose.

Como informou Walter Waltemberg, que esteve visitando a 5ª Rondônia Rural Show nesta sexta-feira, a industrialização é feita com a produção de quatro propriedades. Em todas o leite é ordenhado mecanicamente e resfriado, com assistência da Emater. Para que chegue a 5.000 litros/dia, mais produtores devem entregar o leite, mas as exigências continuarão as mesmas (leite granelizado e produção assistida pela Emater), já que tanto Waltemberg quanto seu sócio, Luiz Carlos de Oliveira, médico na capital, não abrem mão de qualidade. A preferência, segundo Waltemberg, é que o leite venha da agricultura familiar.

Outra preferência, o gado Girolando, foi feita pelos os índices de gordura e cálcio do leite produzido pelas vacas da raça, além da rusticidade dos animais e adaptação ao clima rondoniense. Na propriedade de Walter Waltemberg a produtividade diária está em torno de 30 litros por animal. A produção de leite e iogurte zero lactose é entregue atualmente aos mercados de Buritis, Ji-Paraná, Ouro Preto e Porto Velho, mas o objetivo é ampliar mercados.

Tanto o leite quanto o iogurte mantém suas características sensoriais e nutritivas após a industrialização; ao contrário do se pensa, a lactose não é totalmente retirada. Ele passa pelo processo de hidrólise. A molécula deste açúcar é quebrada em duas outras moléculas menores, glicose e galactose, com a adição da enzima lactase. Com isso, os produtos zero lactose não perdem as características, que fazem do leite um alimento tão completo e apresentam uma melhora de sua digestibilidade.

http://www.rondoniagora.com/roruralshow/2016/leite-e-iogurte-zero-lactose-ganham-mercado.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas