Leite e Cide

Li, com espanto, matéria no Jornal do Comércio de 28/08/2015 e também no site do Sindilat, que aquele sindicato propõe a criação de Cide sobre leite importado para proteger a indústria de laticínios quando o preço do importado for muito inferior ao leite produzido no Brasil.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Li, com espanto, matéria no Jornal do Comércio de 28/08/2015 e também no site do Sindilat, que aquele sindicato propõe a criação de Cide sobre leite importado para proteger a indústria de laticínios quando o preço do importado for muito inferior ao leite produzido no Brasil. Vejo com espanto a incapacidade de nossas lideranças de identificar as causas da falta de competitividade dos produtos brasileiros, dentre elas, carga tributária, burocracia, leis trabalhistas, barafunda fiscal, corrupção etc. Tal como o governador José Ivo Sartori (PMDB), que somente vê solução para a situação calamitosa do Estado no aumento de impostos, ao contrário de procurar uma redução de custos, os «empresários» veem no protecionismo contra produtos importados a solução para a própria ineficiência ou a ineficiência do País a qual deveriam combater. Muito simplista a proposta do Sindilat. Taxem-se os produtos estrangeiros. Alguma vez, antes de formular tal esdrúxula tese, pensou-se no benefício que o leite mais barato, seja nacional ou estrangeiro, produz no bolso do consumidor? O Brasil clama por menor custo do Estado e menor carga tributáriam e o Sindilat vai pedir mais carga tributária? Não conseguem ser mais criativos? Que tipo de «empresário» pede mais imposto ao contrário de lutar por mais eficiência, em especial a eficiência do Estado que impõe o custo de sua incompetência a todos os brasileiros? (Julio Cesar Lamb, empresário)

Bloqueio das contas

Marcelo Saintive, secretário do Tesouro Nacional, está fazendo justiça com as próprias mãos, ordenando que o Banrisul cumpra disposição de cláusula de contrato, o que é vedado no ordenamento jurídico, salvo em raríssimos casos. O bloqueio da conta Banrisul deveria ser emitido por sentença do Judiciário, uma vez que o contratado (RS) não está cumprindo cláusula de um contrato. Esta decisão somente poderia caber se a União ingressasse em juízo para que a cláusula em questão fosse cumprida, e não praticar, à margem da Justiça, a correção da irregularidade unilateralmente. (Antenor Bellicanta)

Hidrovias

Em relação à matéria Entidades gaúchas pedem novos parques hidroviários (JC, 28/08/2015), de onde sairá o dinheiro para custear as atividades da associação proposta? O Estado, é sabido, não tem dinheiro nem para pagar a folha; a União, também não tem, está até pensando em recriar a CPMF e reduzir ministérios. A iniciativa privada vai botar dinheiro em dragagem e sinalização náutica? Duvido. A solução mais sensata ainda é a retomada de tais serviços pelo governo federal, que, apesar da crise conjuntural, tem alguma capacidade técnica e financeira. (Hermes Vargas dos Santos, Porto Alegre)

Sinalização

Os corredores de ônibus estão sendo finalizados. Porém, nos cruzamentos, a prefeitura deveria colocar pintura amarela nas portas dos divisores. De noite, a cor branca do cimento do piso e dos divisores confunde. Vai ter motorista batendo o carro neles ou passando por cima. (Suely Ritcher, Porto Alegre)
Na coluna Palavra do leitor, os textos devem ter, no máximo, 500 caracteres, podendo ser sintetizados. As cartas publicadas com assinatura nesta página são de responsabilidade dos autores e não traduzem a opinião do jornal. A sua divulgação, dentro da possibilidade do espaço disponível, obedece ao propósito de estimular o debate de interesse da sociedade e o de refletir as diversas tendências.

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=206392

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas